sexta-feira, 9 de abril de 2010

Alto Cávado

Com os dias a aquecer fiz ontem uma visita ao alto Cavado na Zona de Calvelo do Geres.
Era um dos troços que andava para visitar há 2,3 anos.

Tinham-me falado que se havia rasgado um estradarão em terra batida das aldeias das Penedas até ao Rio Cávado,poupando assim 45 minutos a pé de um trilho através de uma encosta íngreme.

Lá procurei e encontrei o dito estradarão,não é muito fácil de transitar  a viaturas ligeiras, mas com um pouco de cuidado percorre-se de carro grande parte dele.De jipe chega-se mesmo junto ás margens.

Quando pensei em visitar o Alto Cávado, logo pensei que seria melhor ir preparado para pescar em todas as modalidades,pois nunca se sabe o que nos espera nos rios de montanha e ainda por cima aqueles que tem barragens a montante.


Cheguei já tarde ,10 horas,o Rio apresentava um bom caudal pelo que me decido pela minhoca.
Resultado de 3 horas de pesca, uma truta com 25 cm e uma com 18, infelizmente sem fotografias devido a um erro meu, ao tentar apagar algumas fotos da minha câmara  formatei o cartão,paciência!

Da parte de tarde tentei a Mepps nº2 dourada com pintas vermelhas,resultado de 3 horas de pesca 6 trutas todas na casa dos 18,22 cm,num troço bastante difiçil de andar.
No regresso ao Jipe tive que me ver com um corpulento cão da Serra que me segui de perto em grande parte do trilho de regresso através da Serra,felizmente não houve problema de maior.
A respeito deste assunto já tive várias historias parecidas em plena Serra com cães,a mais complicada foi em Ribeira de Baixo ,Castro Laboreiro ,em que eu entrei num pasto onde estava gado a pastar e um cão da raça Castro Laboreiro que sempre que eu tentava saltar o muro ele atirava-se a mim,ao fim de longos minutos e sempre com com o cuidado de não fazer movimentos bruscos lá ,consegui escapar ileso.
Lembro também outra situação bem mais complicada ainda,mas com um garrano,no Geres-Vinha eu de regresso do rio pela Serra ,quando passo por um desse animais, e sem nada que o fizesse prever ,o animal começou a correr em minha direcção tentando-me atacar com a boca e patas traseiras tendo eu fugido pelo meio do mato,mas ele tentou sempre me atacar,felizmente não conseguiu,ainda hoje passados alguns anos penso o que levou o animal a atacar.

Fiquei com a impressão de que os troços que visitei tem boa população de trutas,penso em regressar em breve mas à pluma.

Algumas fotografias que tirei da parte da tarde,

NEVE LÁ PARA OS LADOS DOS CARRIS

O ESTRADARÃO REFERIDO ATRÁS