sábado, 23 de novembro de 2013

7ºLagoas da Serra da Estrela

Gosto!Porque encontro sempre grandes  amigos, uns da pesca, outros da gastronomia, mas acima de tudo gosto porque a calmaria, o silêncio, e a paz da serra para mim é o melhor dos antidepressivos que a natureza me pode oferecer.

Era para ter sido mais  cedo, no encontro promovido pelos mosquiteiros mas por razões de saúde dum
familiar não me foi possível estar presente
                              Mosquiteiros - Braga (Braga, Portugal)


Restava-me o 7º Lagoas para o pretexto de voltar à Serra da Estrela e nesse eu tive o privilégio de lá estar.

As expectativas eram altas pois iríamos pescar  uma das lagoas que estava fechada a vários anos e mantida sob  vigilância  especial das autoridades pelo que tinha tudo para que o evento fosse um sucesso.


De facto a lagoa está inserida num cenário verdadeiramente  edilico e situa-se muito próxima da Torre,ao fundo das pistas de ski com uma vista fantástica sobre grande parte da Serra.

Seria-mos cerca de 20 pescadores!oriundos das mais diversas regiões do País.

Embora eu não tenha dados relativos aos resultados da jornada, mas parece-me que não foram animadores com poucas capturas mas todas de bom tamanho e quase todas a entrarem nos strimers.

No que toca à minha prestação ela saldou-se apenas por uma truta acima dos 40cm, já no final do dia e a entrar numa micro ninfa que não consegui fotografar por me ter escorregado,alias estas trutas são extremamente escorregadias provavelmente pelo lodo que estas águas criam por serem águas paradas.
 

Para o ano espero lá estar para o 8ºLagoas e rever alguns grandes amigos que por lá sempre me receberam e trataram bem.
Uma palavra de incentivo aos organizadores para que não deixem de organizar este importante evento, por outro lado a exigência e a pressão sobre as autoridades responsáveis pela gestão do património Natural  das lagoas terão que ser uma  constante para que as Lagoas sejam um destino de excelência para a pratica desta modalidade.