sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lote 4 do Vade

Segunda-feira 19 de Abril,dia de visitar o lote 4 do Vade.

Com o tempo bastante instável,não levava grandes expectativas de capturar muitas trutas embora sabendo que este lote alberga boas trutas.  
Cheguei por volta das 15 horas à ponte do Auditor,encontro logo o "cliente" do lote 3,um Senhor na casa dos 60 que está a prepara-se para a jornada da tarde.Depois da apresentação  e uma breve troca de impressões verifico que ele tem uma cana artesanal,as tais canas da Índia,a minha felicidade é enorme,pois eu em tempos também tive uma feita por um moleiro que tinha uma azenha no Homem na zona de São Vicente da Ponte,entretanto já falecido.
No decorrer da conversa ele disse-me que era de Guimarães,que aquelas canas eram feitas por si,e que tinha mais no carro.
Logo lhe pedi para me mostrar.
Tinha então mais uma só,acondicionada num tubo já próprio,era de uma perfeição incrível,bons acabamentos bons passadores,bons vernizes.
Perguntei-lhe se vendia ou fazia por encomenda,disse-me que nem uma coisa nem outra.
Argumentei que o preço não estava em causa,bastava apenas dizer quanto custava que eu estava disposto a pagar uma boa quantia por um exemplar destes,mas ele foi irredutível.
Depois de longos minutos de conversa,eis que surge a surpresa das surpresas quando ele me disse que na sua próxima visita ao Neiva eu teria uma dessas canas oferecida.
As trutas para mim já não eram importantes nesse dia,apenas já só levava em mente a felicidade de poder ter um exemplar único a nível mundial.
Sei entretanto que na zona de Coimbra existe um artesão que as faz,vou aprofundar o assunto.....
Quando a tiver em mãos,terei tempo para a fotografar em pormenor,para posteriormente postar as fotos em detalhe.
Ficam algumas fotografias da cana.......
 pena foi que eu não tivesse mais cuidado em fotografar os pormenores.....

o Vade no seu melhor....
apenas trutas pequenas,mas existem também bons exemplares.....
 um lote a visitar uma vez no ano,não vale a pena muitas visitas.....
Fotografias©João Dias