segunda-feira, 28 de maio de 2012

Rio Zêzere

À muito,muito tempo,que tenho como objetivo visitar os rios da Serra da Estrela,principalmente os mais relevantes.

Desta vez calhou pescar o Zêzere,em dois troços distintos.O primeiro,numa zona muito perto de Belmonte e o segundo algures já próximo de Manteigas.

Bom,ao longo de vários anos de pesca tenho percorrido dezenas de rios,mas a beleza destes dois troços deixaram-me de boca aberta.
O rio é todo ele muito cristalino,composto de correntes consecutivas,com uma profundidade média de  um metro,o leito composto essencialmente de seixos e xistos,árvores,a conferir-lhe boas sombras...enfim,um paraíso para pescar à pluma.

O dia começou,por volta das 9.30,com a concorrência da amostra já à minha frente.Pouco me importei pois sabia de se esperasse 1 horita as trutas voltariam às suas posturas,e havia ainda que montar o material.

Assim foi,logo nos primeiros lances uma boa truta(mais de 25 cm)subiu e atacou uma pequena efémera,o dia prometia.....as capturas foram se sucedendo.
À medida que ia subindo o rio,mais bonito se afigurava e mais ânimo me dava,mas o compromisso do almoço às 12.30 não me deixaram explorar mais este paraíso.
(Eu continuo a preferir,com as condições meteorológicas instáveis,as horas centrais do dia,e isso mesmo pode mais uma vez confirmar nesta jornada) 
Deste troço registei ainda alguns escalos a atacaram  e também uma pequena população de bogas
Fica ainda o registo da parta da manhã,num poço,de dois barbos monstruosos.

Na parte da tarde era então altura de conhecer novo troço,cerca de 12 km a montante.
Entretanto as condições do tempo mudaram significativamente,com o céu a ficar encoberto e um vento moderado a forte a descer o vale do rio vindo dos píncaros da Serra,que ficavam logo ali ao viras da curva.

O meu vislumbre continuava com esta maravilha,outro troço fantástico,muito parecido com o primeiro,mas com mais poços e correntes lentas.

Não havia nenhuma actividade à superfície,pelo que havia que experimentar umas ninfas.
Não resultou.

Entretanto o vento foi diminuindo de intensidade facilitando assim os lançamentos.
Mais uma vez várias trutas  entraram,mais em tricópteros do que em efémeras.

6 da tarde estava o dia feito e o meu estado de espírito era de enorme satisfação,fazendo esquecer os 300 km de regresso a Viana e a vontade de regressar muito em breve.

Algumas fotografias deste memorável dia....



  
Um agradecimento especial ao meu amigo Mota da Covilhã.