terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Glomma um rio de eleição


Era Domingo-por voltas das 10 h da manha  o termómetro do lado de fora da janela marcava -3º. Saímos para fora e a sensação era de que não estava frio nenhum e aquele aparelhometro velho estria avariado.

Tenhamos em mente pescar um dos mais emblemáticos e famosos  rios do centro da Noruega,o Glomma,famoso pelos seus grandes exemplares de Timalos e Trutas.


Já levávamos o trabalho de casa feito-pescar um troço de 17 km exclusivo para pesca à pluma muito bem   gerido pelo Kvennan Fly Fisching.

Para lá chegar  era necessário percorrer cerca de 15 km e atravessar uma serra cheia de neve.
Ao entrar no carro só aí nos apercebemos que o termómetro não estava nada avariado e à medida que íamos subindo a neve caía com mais força.

Sabia-mos que relativamente às licenças não haveria muito problema pois elas podiam ser obtidas através de sms(coisa impensável em portugal nos próximos anos) ou então nos postos de gasolina existentes nas zona de Tynset
Tinha-mos bem e a noção de que estava-mos a pescar uma das mais turísticas zonas de Fly-fisching do interior da Noruega,com inúmeras Lodges apinhadas de pescadores e nesses lugares não poderia-mos pescar.
Depois de fazer-mos um reconhecimento praticamente de todos os acessos ao rio,verificamos que a pressão era enorme,e não eram Noruegueses,pelo que nos apercebemos eram pescadores estrangeiros alojados nos ditos Logdes.

Não havia motivo de preocupações pois o Glooma é um rio muito grande,comparado ao nosso Minho,mas com características diferentes,pois é vadeavel praticamente por todo ele e tem muito peixe.

Começamos já tarde(nunca é tarde pois o dia em Junho por estas paragens é até cerca da 01 h da manha).Tudo era novidade,quer as moscas que funcionariam,quer o comportamento dos peixes.

O tempo estava escuro,por vezes o sol aparecia,mas o cenário era mais para nevar duque para o sol aparecer.A temperatura era 3,4º ,mas nem por isso afectava a actividade dos peixes e .insectos.

Havia eclusões brutais e maciças de efémeras e tricópteros de todos os tamanho e cores-estávamos extasiados-os peixes comiam por todos os lados,alguns a morderem-nos os calcanhares.

As capturas não se fizerem esperar,uma truta para mais de 40/45 ataca um a efémera na cana do Antonio.

Assim começou aquilo que seria um dia memorável.








Muitas peripécias e capturas surgiram durante esta longa jornada que acabou por volta das 10 horas da noite(dia) já  vencidos pelo frio e pela fome.

Regressamos ao conforto com um sorriso de orelha a orelha para um banho quente e  comer uma sopa retemperadora,que eu havia preparado na véspera.

Deixo aqui um link dum video realizado no mesmo troço e data em que nós estivemos lá.
Pode-se ver a quantidade de moscas que passam na água e os peixes a subirem num frenesim.
Isto é o que   melhor ilustra este fabuloso  troço de rio,onde pelo menos uma vez na vida qualquer pescador de mosca deveria visitar....eu penso regressar um dia....
http://www.kvennan.com/video/video_2014_003.htm