sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

São Sebastião no Alto Barroso

Levado pela curiosidade visitei ontem  uma peculiar Romaria em honra de São Sebastião em terras do Barroso onde se cumpre todos os anos,no dia 20 de Janeiro,uma tradição que consiste em cozer broa,arroz e carnes de porco que posteriormente são oferecidas aos romeiros.

Tudo é muito estranho a um forasteiro que chega à aldeia pela primeira vez.O que impressiona é a organização e a mestria das mulheres da Aldeia a cozinharem em mais de 20 grandes potes de ferro fundido,dispostos em circulo à volta de uma enorme fogueira.

Após a celebração da missa,por vota do meio dia,segue-se uma procissão em direcção  ao largo principal da aldeia,composta pela imagem de São Sebastião e um grupo de mulheres a cantar uns cânticos um pouco estranhos onde o tema principal é a fome  e dirigem-se para a casa onde tudo se passa.Lá o Padre benze os potes e o pão sempre com as vozes estridentes,mas afinadas,das mulheres.

Segue-se a distribuição pelos comensais que,estão já alinhados pela mesa,com várias centenas de metros, talvez 800 ou mais,pela percepção que tive,onde os mordomos da festa distribuem uma broa de pão,uma tigela de arroz e a carne de porco com um sistema meticuloso,através da medição dos espaços com uma cana de bambu,sempre acompanhados do Santo que dão a beijar aos Romeiros.

Este é ainda um lugar do Portugal profundo onde as tradições teimam em persistir,onde gente simples e humilde abre o coração e oferece ao visitante o que de melhor tem.....muito obrigado pelos sabores que me ficaram no palato e na memória,bem hajam a todos....    















Fotografias e vídeos©João Dias