sábado, 2 de junho de 2012

Por terras do Barroso

Se há zonas do País de que particularmente gosto de visitar uma das minhas favoritas é sem duvida o Barroso Transmontano.
Mantenho à já longos anos grandes amizades com as suas gentes,humildes e acolhedoras,com quem mantenho alguns negócios.À parte disso dentro do meu rol de amizades figuram ainda  um leque de colegas de profissão donos dos restaurantes mais emblemáticos da zona de Montalegre,Serra do Larouco e Serra da Cabreira.
Escusado será dizer que uma visita a estas terras é fazer uma incursão pela gastronomia tradicional onde o presunto e os bons produtos autóctones são réis e senhores nas mesas fartas que sempre sou brindado.....um grande abraço aos meus grandes amigos Ricardo(Padornelos-Serra do Larouco),Nuno(Adega O Fumeiro-Montalegre),João(Nariz do Mundo-Serra da Cabreira)Pedro-(Casa Pedro-Alturas do Barroso).

Depois disto,pescar é um exercício de alto risco,devido à forte probabilidade de cair no rio ou adormecer dentro da água e ainda por cima sobre um calor abrasador.

Por entre uma panóplia de rios,uns mais conhecidos outros muito escondidos e bem guardados,que compõe a rede hidrográfica desta zona,o difícil é escolher um deles.
Escolhi este,

 
  
As trutas,essas,estavam a comer como doidas tendo feito mais de 20 ou 30,perdi-lhe logo a conta nos primeiros minutos,todas à seca e sobretudo com efémeras de tamanhos pequenos  18/20.
Algumas das muitas,