sexta-feira, 5 de julho de 2013

Concessão do Alto Cávado/Paradela

A época de pesca às trutas 2013 não tem sido muito favorável a muitos dias de pesca.As chuvas e caudais elevados,até aos princípios de Junho,não deixaram a que se pescasse alguns rios de média e alta montanha.



Com o época a findar-se restam poucos dias para fazer alguns dos mais míticos troços, como por exemplo aquele que visitei ,num destes dias,na companhia do António Soares.



Este é um daqueles troços que foi alvo duma nova concessão,pelo que esta visita serviu também para dar algumas informações importantes para quem a quiser visitar.

Estamos simplesmente perante uma,se não a mais importante,fonte de recursos do panorama das grandes trutas autóctones  que fazem parte do património piscícola da albufeira de Paradela.


Sobre a  concessão, pelo aquilo que pode constatar, está muito bem estruturada com vários pontos de vigia(aqueles triângulos amarelos que se podem ver no mapa) alem dos pontos de vigia dos próprios serviços do PNPG. 
Por outro lado, o preço das licenças é uma grande surpresa, apenas 3€ por dia, em que o pescador pode usufruir de toda a área concessionada.
Mas o que mais vale uma visita, além da pesca, é uma paisagem única porque grande parte da concessão fica dentro do PNPG com os picos geresianos como pano de fundo.    


Quem pensar em lá ir para fazer aquilo que muito bem entender tem grandes possibilidades de  ser surpreendido com uma entidade fiscalizadora, porque de certeza que está a ser vigiado.
Há que ler bem e com atenção aos locais que estão proibidos nomeadamente na área da albufeira.


Uma sugestão gastronómica; as alheiras, posta de vitela Barrosã, presunto e pão tradicional fazem as delícias de quem visita esta singular concessão, contudo é obrigatória a reserva num dos 3 restaurantes da zona.

Relativamente a esta jornada, foi pescado um troço a jusante da Albufeira de Paradela com capturas muito boas quer em tamanho quer em quantidade.