quinta-feira, 7 de junho de 2012

Um final de tarde no Lima

Um dia destes,creio que na segunda,levado pela esperança de que o Lima estaria baixo decidi fazer um dos meus troços favoritos,lá para os lados de Refoíos.
Cheguei por volta das 18 h e o rio apresentava ainda um caudal elevado mas a descer consideravelmente.Havia que esperar e observar várias eclosões  que estavam a acontecer no rio.


Com o rio ainda instável as trutas não se mostravam ativas.Depois de cerca de 1.30h começaram a comer à superfície e por todo o lado.
Quem pesca o Lima sabe que as trutas deste rio por vezes são quase impossíveis de pescar deixando o pescador mais experiente(não é o meu caso) de mãos atadas sem conseguir saber o que é que estão a comer.Grandes trutas subiam a mostrar o lombo e afundavam novamente,estariam por ventura a comer dentro a água....mas o quê?
Experimentei de tudo que tinha nas minhas caixas desde ninfas,afogadas,secas,formigas,dípteros,escaravelhos,etc...mas nada.... limitei-me apenas a assistir ao espectáculo.

Resignado,telefonei a quem sabia muito mais disto do que eu,mas a resposta do outro lado foi categórica,-João,limita-te a apreciar o espectáculo pois não podes fazer nada porque isso acontece muitas vezes,tal é a variedade da biodiversidade desse rio,tornado as trutas seletivas.

Mesmo assim tirei ainda 2 por entre dezenas que me rodeavam.....