sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ninja Matrix e Trutas e Serras

Cumpriu-se no passado Sábado a retribuição da minha visita no ano passado ao Alfusqueiro por parte do Miguel ninja matriz  e seu sogro.

Não é fácil escolher um rio dentro das várias opções que o Minho nos oferece.Contudo tinha delineado fazer uma visita guiada aos mais emblemáticos Rios que me rodeiam.Sabia que eles já tinham percorrido algumas centenas de quilómetros pelo que não queria sobrecarrega-los com mais100 ou 120 para visitar o  Mouro,ou o Homem ou mesmo o Cavado.
Seguimos então em direcção então à Ponte da Barca para visitar o Tamente,tendo sempre por companhia durante a viagem o grande Lima,passamos o Vez e por fim o  Tamente.

Pescámos o três juntos à colher.Ora os rios do Alto Minho são compostos por águas muito cristalinas,e era quase impossível obter qualquer captura com três pescadores a por as colheres quase ao mesmo tempo no rio.Avistamos de facto muitas trutas mas estavam assustadas e não quiseram morder,mesmo assim o Sr António ainda teve o privilegio de ter um exemplar em mãos.

Da parte da tarde levei-os  a conhecer mais dois rios que me deram muitas alegrias,o Froufe e Caçarelha,ambos a dentro do PNPG(nascem da Serra Amarela).
Tinha também agendado uma passagem pelo Neiva,pois era o Rio da Minha Terra e tinha que lhes mostrar e tentar,quem sabe,um bom exemplar.

O Miguel já me tinha dado a entender que gostava de dar os primeiros passos na pesca à pluma e quando lhe disse que iria pescar nesta modalidade ele perguntou-me logo de podia executar alguns lançamentos e se eu lhe dava umas dicas.Claro que sim e foi até um prazer poder desfrutar destes momentos únicos,embora eu ainda não seja um grande pescador à pluma.
Entretanto o sogro do Miguel malhava nas trutas à colher,onde teve também o seu baptismo no Neiva com dois exemplares.
Por fim  as despedidas e a promessa de novo encontro em breve desta vez no Alfusqueiro,à pluma.

Foi um prazer para mim recebe-los por cá.