sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Por terras de Castro Laboreiro

O objectivo do dia era simples-conhecer um grande pescador de pluma da zona de Leon,aproveitar para fazer um pequeno trilho e por fim comer um cabritinho da serra de Castro.

Quanto ao trilho,não era difícil escolher,pois Castro Laboreiro está todo ele cheio de fantásticos trilhos,uns que percorrem as suas míticas ruas,outros que circundam a Vila ou ainda  aqueles como os GR que atravessam os picos serranos.

Ficamos indecisos entre o trilho da Varziela ou o trilho interpretativo de Castro.Optamos  pelo segundo.Este é um pequeno trilho com cerca de 3 Km que nos dá a conhecer alguns lameiros junto à branda da Portela,uma vista panorâmica sobre o Vila de Castro e já na sua parte final,um belo bosque composto essencialmente por carvalhal  com rio de Castro como pano de fundo.
Soube a pouco e ainda ponderamos fazer uma boa parte do trilho da Varziela,mas optamos por ir conhecer algumas cabeceiras de Rios truteiros.

Falamos como é óbvio de trutas,montagens,mas sobretudo do actual panorama e do estado lastimoso em que se encontram os rios.   

Levar alguém  a visitar   Castro e não subir ao  seu famoso castelo incrustado no topo de um  dos picos que servem de contraforte à povoação é  como visitar  um museu e ficar pela porta da entrada.





Fotografias©João Dias