sábado, 15 de maio de 2010

Lote 4 do Vez

Quinta-feira,dia de visitar o lote 4 do Vez.

O lote 4 do Vez é um ícone para os pescadores que frequentam as zonas de pesca reservada,é o mais procurado e concorrido é também o segundo maior logo a seguir ao 8.

Tenho ao longo dos anos feito 1,2 visitas por  época.

É um troço de rio com dificuldade média,composto essencialmente por correntes continuas,alguns bons poços e algumas fragas intransponíveis,mas com algum conhecimento de carreiros de gado são transponíveis.

Não se consegue percorrer este lote todo num só dia,é também um troço de rio bastante fiscalizado pois está ladeado por 2 estradas onde facilmente se detecta os "pilha galinhas" sem ter a necessidade de ir ao rio.
Alias,à cerca deste assunto o Diamantino Rodrigues tem um artigo relativo a este problema dos Pilha Galinhas,que ao abrigo do profundo conhecimento dos locais como o lote 3(sem morte)assaltam o "galinheiro" varrendo grande parte do património truteiro,mas este assunto será brevemente abordado por este blogue.

A impressão que eu fiquei este ano,é que o lote 4 está com boa população de trutas,não vislumbrei grandes trutas,mas encontrei algumas de 25,30 cm,encontrei também várias trutas que não são autóctones,pois as trutas originais do Vez, nestes locais,são de pintas pequenas e de um vermelho vivo e eu capturei várias só com pintas grandes,castanho escuro,talvez resultado de repovoamentos feitos para as provas do campeonato do mundo de pesca à pluma realizados em anos transactos.  


esta é uma das trutas que não são autóctones,as autóctones só tem pintas vermelhas......
 uma outra de bom tamanho,esta sim autóctone...

mais uma muito bonita,daquelas raras belezas,toda amarela e quase só pintas vermelho vivo.....

muitas trutas na casa dos 15cm....e várias identidades  genéticas....