quarta-feira, 27 de abril de 2011

Concessão do Rio Olo

Continuando na senda da descoberta de novos destinos de pesca e inserido em mais uma recente visita ao Parque Natural do Alvão fiz um reconhecimento no terreno das potencialidades deste fabuloso Rio,pelo menos em termos de paisagem,pois em património truteiro  só o saberei à manhã quando visitar os dois troços(6 e 11)sem morte que esta concessão apresenta.

Depois de estar à conversa pelo telefone com a Engª. responsável,da Autoridade Florestal local,que faz a gestão desta concessão,onde abordamos vários temas,fiquei com uma certa curiosidade e expectativa em relação à qualidade das condições oferecidas.
Mesmo assim tive ainda oportunidade de trocar mais algumas impressões com um outro elemento da Autoridade Florestal a quando da minha visita para obter a respectiva licença sobre o potencial deste Rio.

De realçar,daquilo que me é dado perceber,e pelas informações destes responsáveis,estamos perante uma nova linha de gestão dos recursos geridos pela Autoridade Florestal,onde a preservação,zelo,informação,sensibilização e sobretudo uma visão mais virada para o desporto propriamente dito do que para  uma gestão virada para um tipo de pescador onde só o numero de capturas que leva para casa conta,onde todas as formas de pesca com iscos naturais é expressamente proibida,onde o numero de capturas é muito restrito, e onde a fiscalização é uma constante.

É tão notória a preocupação da gestão desta ZPR que mantém fechados todos os afluentes deste rio e os lotes nº 1,3,5,8,10,12e 14 estão igualmente interdito em 2011.Abertos,com morte,permanecem os lotes nº 2,4,7,9 e 13 e sem morte o 6 e o 11.

Algumas fotografias e informação para quem quiser usufruir de um dos mais belos rios selvagens que temos em Portugal...