quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Troços de pesca sem morte

Praticamente em cima da abertura das época de pesca salmonidea é com enorme agrado que se tem verificado que em algumas concessões foram criados troços de pesca sem morte e zonas de proteção.


Começa-se assim a perceber que o futuro da pesca às trutas tem que imperiosamente passar por este tipo de atitudes.Para isso é necessário que os gestores dos recursos que o Estado lhes confiou tenham a sensibilidade e a noção de que tenhem em mãos um  bem publico e a obrigação de zelar por ele.

Não sou daqueles que afirmo que tudo está mal na pesca das trutas,penso até que o estado fez muito bem em entregar alguns rios a associações e clubes,mas o problema não é esse!é muito mais complexo-uma falta de regulamentação e um regime interno das próprias concessionárias leva a que muitas delas não passem de coutadas privadas vedando assim ao utilizador um bem publico.

Por outro lado,uma boa gestão destas concessões levará a que haja movimentação de pescadores e consequentemente uma fonte de receita para o turismo local,pois o pescador come,abastece os carros e compra produtos endógenos muitas vezes pernoita nos locais que escolhe para praticar o seu desporto favorito.

Sei que este blog é lido em muitos países e eu  não gostaria de passar a ideia de que em Portugal é tudo mau,que estamos mergulhados numa profunda crise e a pesca não tem qualquer valor apesar de termos rios fabulosos.


Não,não é assim,para aqueles em quem Portugal desperta interesse para pescar,ficam a saber temos rios muitos bons,com trutas e temos sobretudo um nível de vida  barato comparado com os restantes Europeus,temos um rede de estradas das melhores da Europa e várias companhias aéreas a voar para Lisboa e Porto pelo que o convite para visitar os nossos rios fica aqui bem expresso.