quarta-feira, 29 de junho de 2011

Barbos à pluma

Todos os pescadores reconhecem que os barbos são uns dos peixes mais robustos e lutadores que habitam as nossas massas de água.

Tinha,em tempos,dedicado algum tempo a pescar estes pequenos monstros com iscos vivos ou cereais em vários rios do Alto Minho precisamente pela luta  e adrenalina que proporcionavam.

Este ano surgiu um convite para os pescar à pluma na zona de Castelo Branco.Não me lembro o nome do rio em que pesquei,mas recordo que esta experiência não foi lá muito boa porque os barbos estavam de facto lá mas no fundo e não subiam à superfície;resultado nenhum comeu.Depois de mudar de técnica,para a minhoca,ainda fiz algumas capturas.

Fiquei sempre com vontade de ter a sensação de os pescar à seca e tivera já por várias vezes convites de especialistas  para os tentar no alto Douro mas que se vinham adiar por várias razões.

Aconteceu por fim nesta passada segunda feira na companhia de um grande amigo e já tarimbado nestas andanças.

Bom, o cenário para quem chega pela primeira vez a um troço e vê com os próprios olhos,é uma coisa brutal,centenas de barbos à superfície,muitos com a boca de fora da água como se estivessem a respirar,outros a patrulharem as margens e outros ainda a comer junto às margens e muitas vezes com o lombo de fora da água.

A jornada começou frouxa,com alguns ataques e depois de o meu colega ter preso o primeiro é que eu comecei a apreender,pois estava a falhar porque os barbos não cravam como as trutas,eles tentam chupar a mosca e rejeitam-na a maior parte das vezes,pelo que era necessário ter muita técnica e experiência para obter resultados práticos.Os falhanços sucediam-se até que por fim lá consegui a primeira captura.

Um barbo com pouco mais de 1 quilo pescado com esta técnica é uma experiência inesquecível,a primeira coisa que eles procuram é as pedras para começarem a fazer voltas em redor delas para tentar partir o terminal,depois,um peixe destes pescado com material de pluma demora uns largos minutos para não por em risco o material.
Fiquei muito satisfeito com a jornada e com vontade de voltar em breve.
Algumas fotografias....