sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Travessia de Serra da Peneda I

Já a algum tempo que tinha em mente fazer esta travessia de cerca de 20 quilómetros.

O objectivo era simples,contemplar o Ramiscal do alto da serra,passar pelas várias brandas,fotografar as nascentes dos Rios Vez e Cabreiro,ver também o impacto que o recente incêndio de Travanca causou na Serra do Soajo.

Contei com a companhia de um grande amigo,e grande conhecedor de todo o PNPG,o Rui Barbosa do Blogue Carris

Começamos  a 700 metros de altitude,muito perto de Lordelo,debaixo de um intenso nevoeiro e com temperatura amena.
Seguimos o estradão florestal em direcção ao topo da Serra.Os primeiros 9  quilómetros são sempre a subir,passando por paisagens únicas e vistas fabulosas como todo o vale do Cabreiro,parte do vale do Vez,parte do vale de Mouro e parte do vale do Minho.

Atingimos o topo da Serra a 1.300 metros ,com 3,5 horas de caminhada e cerca de 9 quilómetros,muito próximo do marco geodésico de serra da Peneda.Aí podemos ver uma pequena construção,toda em pequenas pedras dispostas com a mestria que só as gentes serranas sabem fazer em devoção a São Brás e Santo António de Monte (padroeiro do gado).

Descemos então para o vale glaciar das nascentes do Vez e Cabreiro.O nevoeiro à muito tinha ficado para traz  por isso tivemos a felicidade de ver um conjunto de marcações no topo dos picos serranos que, supomos nós,serviam para orientação do fojo do lobo,que parece estar em óptimo estado e conservação(será um dos objectivos na próxima visita).As nascentes estavam perto e decidimos fazer uma ligeira refeição regada pelas águas da nascente do Vez.

Era tempo de descer para as brandas em direcção à ultima,São Bento do Cando.  
Mas a caminhada não se ficou pelo previsto,decidindo nós prolongar-la até Roussas.
No total percorremos cerca de 21 quilómetros.

Atenção, este trilho não está sinalizado,é  relativamente fácil de andar ,mas levar sempre em atenção os cerca de 17 quilómetros que leva a percorrer até São Bento do Cando,no mínimo 6 a 7 horas de caminhada.
Uma atenção especial aos bancos de nevoeiro que se formam repentinamente! 

RAMISCAL


no início da caminhada o nevoeiro era denso.....

 o nevoeiro situava-se abaixo dos 900 metros,pelo que acima   dessa cota dava a sensação que estávamos no céu....

mais imagens brevemente.....