quarta-feira, 7 de maio de 2014

Lote sem morte da ZPR do Rio Vade

Andava já algumas épocas para lá dar um salto até porque minguem com quem tenho falado conhece ou tenha visitado e as referencias ao lote não são por mim conhecidas.

Por vezes as coisas estão mesmo ao virar da esquina e este pequena ribeira,que me fica a pouco mais de 40 minutos,foi um bela surpresa e uma delicia para  pescar
Pude verificar pela ausência de vestígios de não ter sido pescado nos últimos dias ou até se mesmo esta época,e se o foi,foi de de forma ilegal porque não constam registos nos livros do ICNF. Pareçe-me que ela tenha caído no esquecimento dos plumeiros e é uma jóia a guardar bem guardada embora eu a tenha exortado com este post....espero não estar a cometer um grave erro!

Trata-se do lote 7 da ZPR do Rio Vade,mas não se insere no mesmo rio mas sim dum pequeno afluente na sua margem esquerda.

É um grande desafio pescar este pequeno rio(em muitos sítios tem cerca dum metro de largura),quer pelo seu reduzido caudal,quer pelo seu pequeno tamanho,quer pela a dificuldade em colocar as plumas,devido à grande vegetação,e em muitos locais totalmente fechado por ramadas quer pela astucia das suas bravas trutas que se põem a milhas a dezenas de metros .
É muito bonito,serpenteia ora por entre campos ora a rasgar a serra com gargantas apertadas.


O seu património de trutas pareceu-me muito saudável e abundante principalmente com trutas de bom tamanho para um pequeno rio como este.




Outros dos pontos atractivos para uma visita a este paraíso é o entorno paisagístico,onde uma agricultura de subsistência e  minifúndio é trabalhada ainda de forma artesanal e o colorido de tons  verdes das ramadas contrasta com o amarelo pálido dos centeios e erva molar,já em fase de amadurecimento,não faltando as tradicionais  medas de palha...para mim a pesca é também isto!