segunda-feira, 27 de maio de 2013

Rio Criz

Cada vez mais tenho vindo a conhecer os rios truteiros do centro do pais e é um dos meus objectivos conhecer pelo menos os mais importantes.

Desta vez foi o Rio Criz!aproveitando a tarde na sequência duma visita ao Dão Primores a convite do  presidente da região demarcada dos vinhos do Dão, Dr. Arlindo Cunha.

Não estava à espera de encontrar um rio de grande caudal nem duma grande quantidade de trutas,contudo as indicações que alguns pescadores amigos da zona me deram eram de optimismo.

Bom,as primeiras impressões foram boas com alguns ataques que ponho dúvidas que seriam trutas.
Passada mais de uma 1h os resultados cifravam em...grade!e a vontade de me meter no carro e passar para o Teixeira era a opção mais sensata,mas algo me dizia para não desistir.

Decidi então explorar um pouco mais do rio,até porque estava mesmo a precisar duma caminha para degastar o excelente repasto que a gastronomia de Viseu brindou os cerca de 170 convidado do evento.

Percorridas algumas centenas de metros apareçam umas correntes fabulosas e a vontade de regressar ao rio foi espontânea.
 Logos nos primeiros lançamentos os resultados não se fizeram esperar com umas quatro ou cinco trutas pequenas a entraram em efémeras. À medida que ia subindo o rio apresentava melhores correntes e trutas maiores....

Assim fiz mais 1.30h de rio onde algumas trutas foram de bom tamanho.
Em suma,um rio que gostei muito e a vontade de lá voltar ficou bem vincada.
Um pormenor que não me passou despercebido,foi no regresso,a coloração da água na zona da Várzea do Homem  ser em tons abrancaçados que me levou a suspeitar de descarga (aliás existe um importante aterro sanitário na zona e também algumas explorações pecuárias e bovinas na zona)