quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pico de Santa Eufémia

Muitas vezes passei pelo sopé do pico de Santa Eufémia.Sempre que lá passava  contemplava-o e sonhava em um dia subi-lo.

Fiz-lo ontem,com os companheiros já habituais.Tivemos alguma sorte da parte da manhã com o tempo a manter-se aberto e sem nevoeiro em contraste com uma tarde chuvosa.
   
Este não é um dos picos mais altos do Parque Xúres/Gerês(1100m+/-) mas a sua ascensão pelo lado poente vale bem a pena. é de um declive bastante acentuado o que proporciona vistas sublimes sobre toda a albufeira do Alto Lindoso,vale do Cabril,Ramisquedo,Cruz do Touro,toda a Peneda,Castro Laboreiro até à Bouça dos Homens.
A subida não é muito extensa,são cerca de 6000m,feita por um trilho em boas condições,embora algo perigoso na sua parte final com chuva ou neve.
No seu topo,com tempo limpo,pode-se avistar o outro lado da Serra-Fonte Fria,Sombras Cúmeada,Corga da Fecha.

O regresso foi feito pelo estradão que dá acesso ás antenas,debaixo já de um intenso nevoeiro que rapidamente passou a chuva miudinha para logo depois passar a chuva forte.
Não tivemos tempo de parar para a habitual refeição ligeira pois a chuva não deu tréguas e depois de mais de 16 quilómetros e 6 horas de caminhada ininterrupta,os nossos estômagos exigiam um polvo à galega no nosso Amigo CUBANO.

Algumas fotografias...

Perecem pequenas mas são enormes, seguramente de canídeo,provavelmente de Lobo
                                               Ramisquedo e Louriça envolta em nevoeiro
No topo e por cima da imponente fraga de Santa Eufémia,com vistas de cortar a respiração
Fotografias©João Dias