quarta-feira, 21 de abril de 2010

Um intervalo no trabalho

Sou um dos poucos que tem a sorte e felicidade de sempre ter vivido junto a Rios truteiros.
Hoje vivo a 100 metros do Neiva,pelo que sempre que possível ,pego na cana e  num intervalo no trabalho lá estou eu.São raras a vezes que não capturo nada.
No Neiva sigo à risca a pesca sem morte pois considero que este Rio e nas cotas mais baixas está despovoado de trutas.
Pela experiência de muitos anos a viver junto às suas margens,tenho verificado que os últimos Verões foram devastadores para a espécie,os caudais foram muito reduzidos,não houve oxigenação suficiente  das águas,em muitos locais o rio ficou morto.       
Penso também que na parte baixa do Rio as trutas tem um predador natural,o Barbo.Como é sabido os Barbos de grande dimensão alimentam-se também de pequenos peixes,e no Neiva,sobretudo nas Zonas de Forjães,Neiva e Castelo do Neiva existe uma sobre população de exemplares acima de 2k.
O Neiva ,ao par destes factores naturais,está com um problema muito maior,que é a poluição industrial.Quem percorre as suas margens facilmente detecta um cheiro nauseabundo oriundo das lamas ao serem pisadas.
É sabido de todos os pescadores que vai parar ao Rio uma boa parte de resididos  de unidades industriais,e até de casas particulares-outro problema do Neiva são as lavagens sistemáticas de cisternas que, ao abrigo da noite ,se fazem junto das margens,na maior parte  delas são utilizados  produtos químicos.
À um outro problema,este não afecta as Trutas, mas afecta e fere os direitos legais dos cidadãos pescadores, que são os 5 metros de terreno livre para passagem nas margens.Nos últimos anos tem proliferado junto ás margens varias reconstruções de  habitações tapando literalmente as passagens com vedações, a maior parte em arame farpado,algumas em madeira e outros muros de pedra.Muitas destas propriedades albergam o símbolo "cuidado com o cão",outras nem esse cuidado  tem e de repente aparece um animal, quase sempre de raças perigosas, a intimidarem o pescador.

Mesmo assim,lá se consegue  uns bons exemplares de vez em quando, como este que ferrou no Domingo num pequeno intervalo no trabalho,rapidamente desferrado,fotografado e posto em liberdade,em breve posterei o vídeo....