sábado, 14 de agosto de 2010

Mata do Ramiscal

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa)

Uma maneira simples e cheia de sentido para agradecer ao Rui do Blogue   carris pela companhia de mais uma das minhas subidas ao coração desta mata tão misteriosa,o Ramiscal.
Muito se tem escrito e dito,principalmente nestes últimos dias de violentos incêndios no Parque ,sobre esta "Joia"praticamente virgem,mas,na realidade,muitos poucos conhecem o terreno de que escrevem e falam.

Bem certo que a vegetação rasteira,como o giestal recuperou,mas o Carvalho Alvarinho e Negral(e estamos a falar de exemplares com várias centenas de anos)esses nunca mais serão visto pelas próximas gerações.
A fauna aquática, não recuperou,o Rio do Ramiscal,outrora carregado de trutas autóctones e geneticamente nativas,esta literalmente morto.Em todo o dificílimo percurso que fizemos não avistamos um único exemplar. O lugar que visitamos era também refugio de várias espécies de aves de rapina de grande porte,essas também não as avistamos,e as cobras muitos abundantes nestas gargantas escarpadas????nem uma!!!morreriam com o violento incêndio de 2006???


Enfim,regressei com a mesma tristeza dos últimos 4 anos,em que tenho vindo a seguir a evolução da fauna e flora deste lugar que tanto amo!   

Em breve voltarei ao assunto.... 



Devido à intensidade de trabalho não tem sido possível actualizar o blogue,dias mais calmos virão com certeza!