segunda-feira, 18 de março de 2013

Vagueando por esses Rios

Alguns dos meus amigos me tem telefonado a perguntar se estou doente ou se desisti de postar no blog e logo agora que a época teve início.
Nada disso!
O que se passa é que os rios tem estado sobrecarregados de pescadores, mas também por outro lado as fortes chuvadas e os consequentes caudais que apresentam não deixam que me aventure por grandes incursões ou molhadelas.

Mesmo assim, das poucas saídas que fiz desde o início da época, quase todas elas foram para ver pescar, pois quando chego aos  rios já lá estão vários pescadores. Aconteceu isto por várias vezes,como por exemplo no Neiva, uma no Vez e uma outra no Ancora (zona livre) coisa que a mim não me incomoda nada e até gosto muito de ver.

Mesmo assim deu para fazer algumas incursões por alguns lugares menos procurados como um pequeno rio perdido algures na Serra D`Arga,mas que alberga umas pequenas e bravas trutas.


Depois!...uma viagem por algumas concessões  emblemáticas.Umas só para ver,como esta,novinha em folha 

Ou então  uma outra, da qual eu particularmente gosto muito no rio Azere,mas que na qual nem me atrevi a entrar,tal era o caudal e mais recentemente pescar a de Montalegre que visitei na companhia do meu amigo Ricardo Romano,e que me surpreendeu pela negativa.

À muito sei que na pesca há dias maus, mas para mim já começa a não fazer qualquer sentido visitar esta concessão, tal tem sido os maus resultados a que ela me tem brindado.


Uma coisa é certa, eu fazer grade não me supreendeu,apesar de ter tentado de tudo o que tinha nas minhas caixas, mas o Ricardo, sendo ele um dos mais experientes  e até um dos pioneiros da pesca á pluma em Portugal, não termos um único ataque ou toque leva-nos a suspeitar de que não haverá grande população de trutas no Alto Cávado.


O final do dia estaria reservado para fazermos o troço que atravessa a Vila de Montalegre, troço esse que esteve fechado a já algumas épocas e que abreu este ano.

Não haverá muito a comentar! Fez-me lembrar aquando o rebentamento da Barragem de Pisões...era pescadores por todo o lado...eu nem vontade de montar a cana tinha, mas o Ricardo insistiu e lá experimentarmos um strimers,onde a sorte de não fazer grade calhou ao Ricardo,com uma truta a entrar na casa dos 30 cm.

Mais uma vez o final do dia acabou no alto da Serra do Larouco á volta das alheiras,chouriços,vinho tinto e muitos ,muitos presuntos onde o   calor da lareira do meu querido amigo Ricardo Moura, Presidente da junta de Padronelos,nos fazia esquecer que tínhamos 180 km para fazer debaixo de gelo e alguma neve...assim se tratam os amigos em Montalegre....
 

O resto deixo para o Ricardo Romano comentar....
Fotografias©João Dias
 




Notícia duma grande truta na abertura dos rios da Galiza

Uma notícia da .lavozdegalicia vem dar conta deste descomunal exemplar de truta pescado no Rio Ladra.
Reza a notícia o seguinte:
"Luis López Cruz, vecino de Insua, en Begonte, es un gran aficionado a la pesca. Ayer, primer día de la temporada, cuando echó el cebo, un rapala, en las aguas del río Ladra, a las ocho de la mañana, no podía sospechar que picara en el anzuelo una trucha de 7,2 kilos de peso, en la zona del club fluvial. No fue la única, capturó otras tres, una de ellas de 1,4 kilos. En total, todas juntas en la báscula alcanzaron los nueve kilos. Por la tarde volvió al río a probar fortuna."
http://www.lavozdegalicia.es/noticia/lugo/2013/03/17/pesca-ladra-begonte-trucha-72-kilos/00031363537763545528500.htm  ©fotografia retirada do mesmo link

OSCAR CELA