sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fragas e poços do Alto Cavado

Quinta feira,22 de Julho.

Com a época praticamente no fim,decidi fazer uma ultima visita ao alto Cavado,na zona de Ferral/Covelo do Geres/Penedas.

Este foi o Rio que mais me surpreendeu com os seus belos exemplares com tamanhos muito acima do que é normal em rios de alta montanha.
Havia uma zona que eu andava para visitar a alguns anos,mas nunca tinha conseguido,por ser uma zona extremamente perigosa,com fragas e gargantas impressionantes,cheias de lodo e com poços  abismais.

Com o tempo seco,e com a companhia do irmão Paulo,também ele amante da pesca às trutas,embora não tenha ido muitas vezes,lá fizemos a abordagem aos ditos poços.São formações rochosas incríveis,com um aspecto de um outro planeta,polidas pela erosão e passagem das turbulentas águas do Cavado.As trutas, nestes lugares inacessíveis quase todo o ano,são de bom tamanho.Avistámos várias a rondar o Kilo,mas estávamos a pescar  de cima para baixo e elas facilmente nos detectavam,mesmo assim conseguimos pelo menos 4 a rondar as 500g.

Coisa que me deixou perplexo,foi ter visto em e  dois grandes poços  muito fundos,aparentemente  inacessíveis e com um banco de areia a descoberto no seu meio,peugadas frescas,como foram lá parar?????verifiquei também que afinal estes lugares extremamente perigosos estão muito batidos,pois em vários sítios encontrei vestígios recentes de linhas partidas,deduzo que sejam gentes locais,grandes conhecedores do terreno que pisam e muito jovens.
Foi num destes poços,o mais acessível,que eu tive a felicidade de filmar e fotografar 2 grandes exemplares na desova ver aqui
este poço terá possivelmente 3 a 4 metros de profundidade,uma extensão mais de 50 metros, é intransponível e impossível percorrer as suas perigosas margens,mas no banco de areia que se vê  na foto,que fica ladeado de águas profundas,existiam peugadas,como foram lá parar????leva-me a supor que quem lá esteve alcançou a nado o banco de areia  com o intuito de chegar à boca do poço,mas,mesmo assim era impossível lá chegar,pois este local está no primeiro terço do poço....... reparem nas árvores de considerável porte que se avistam na boca do poço,só para terem uma ideia da sua  grandeza.....
Vimos várias trutas e quilo neste local
 belas trutas com aproximadamente 500g.......