quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Alto de Cidadelhe

O objectivo era subir ao alto de Cidadelhe através das Lagoas do Marinho para visitar uma antiga e clandestina exploração mineira.

Quem conhece as Lagoas do Marinho sabe que não é fácil lá chegar,são cerca de 11 km desde Xertelo e carece de autorização do PNPG,neste caso concedida.
A partir  das Lagoas de Marinho é subir ao Borragueiro e seguir a enormes mariolas em direção aos Prados da Messe para depois da   Corga das Mestras e da Corga da Arrocela  seguir o trilho(manhoso)rumo ao alto de Cidadelhe(1467 metros de altitude). Chegados lá e após de algumas fotografias de praxe e a prospecção da exploração mineira,toda ela a céu aberto,era tempo do regresso.

Por entre hesitações de uma visita ao Absedo ou mesmo à Messe,o sentido racional e responsável falou mais alto,até porque,lá para os lados da Nevosa,adensava-se um forte nevoeiro que progredia rapidamente em direcção a nós.
Optamos descer em através do velho trilho vindo das Abrotegas para logo a seguir enveredar por um outro que nos levaria  ao Outeiro do Pássaro e descer novamente para alcançar aos currais das Lamas do Homem(nascente do rio Homem)aí aproveitar para fazer uma ligeira refeição já com sinais iminentes  de neve,o que não chegou a acontecer.
Descer os imponentes Cocões do Concelinho por uma das vertentes(fragas) mais acentuadas é uma experiência única e até algo perigosa,eu por exemplo não me livrei de um valente tombo,felizmente sem grandes consequências.

O tarde já ia longa e era altura de procurar um outro trilho,sobranceiro aos  Currais dos Cocões do Concelinho,que nos levaria directo à escombreira das velhas minas do Borragueiro.Após uma breve visita aceleramos o passo que se fazia tarde.....
Algumas fotografias....