terça-feira, 25 de maio de 2010

Lote 3 do Vez

Segunda-feira,dia escolhido para visitar o lote 3 do Vez.

Este lote é destinado exclusivamente aos amantes da Pluma.
É também um lote sem morte.

A desilusão em relação ás capturas foi total,ficando-se por um exemplar,mas em termos de paisagem é um local muito bonito.
O dia não estava muito propicio para pescar com mosca seca,muito vento,tempo muito instável,mas a linha 5 lá foi fazendo o seu papel.

Talvez a escolha das moscas não fosse as melhor ou o dia fosse daqueles em que mais valia ficar em casa,mas o que é facto é que este  troço de Rio está despovoado de trutas,porque uma coisa é elas não quererem,outra é fazer mais de 2000 metros e não ver trutas,e ainda outra,encontrar vestígios ao longo das suas margens de material de pesca de outras modalidades,deduzindo-se logo o não respeito pela modalidade para que este lote está vocacionado.

O Vez neste local serpenteia por meio de duas encostas íngremes,cobertas de mato cerrado e impossível   de descer e percorrer o que leva a difícil acesso ao Rio.
Umas das entradas,é feita por carreiros existentes na pequena povoação e depois quem chega ao rio ou volta ao ponto de partida no regresso, ou tenta chegar à ponte,bastante distante para quem pesca à pluma  e volta pela estrada ao lugar,em suma,é um lote de difiçil fiscalização e propicio aos "asnos".

Este lote,que deveria ser o mais preservado e vigiado,é pura e simplesmente o mais violado,por pessoas que não conseguem entender que a pesca é também,além de desporto,uma importante fonte de receita para o turismo local,levando gente com elevado poder económico a visitar lugares como estes,onde o turismo de habitação,muito abundante na região,ficava a ganhar.

Os "pilha galinhas",como muito bem alguém lhes chamou,destruíram o galinheiro com o consentimento e desleixo do dono(DGF) levando à destruição total do património truteiro.

É certo que este lote é muito difiçil de fiscalizar e os "pilha galinhas" conhecem bem os cantos à casa,mas então escolha-se o lote 4 para pesca sem morte, esse ladeado por 2 estradas e fácil de fiscalizar.

Como é possível pessoas e entidades locais não perceberem a importância que este Rio tem,conhecido e famoso pelos pescadores de todo o mundo,onde já se realizaram importantes competições a nível internacional.

Algo terá que ser feito a curto prazo para que Rios com estas características sejam preservados,falta no Norte a mentalidade que a Zona Centro do Paiz tem em relação à preservação dos recursos truteiros,pelo que sei a pesca no Centro do Paiz é vista com mais responsabilidade.

Comenta-se já a algum tempo,que este fabuloso  Rio será concessionado a uma associação dos Arcos,onde está previsto a total concessão de todo o seu curso ,com respectivas Zonas de desova,a zona de lazer da Vila ficará também interdita,e mais se comenta que será um Rio de pesca sem morte,a ver vamos.


Algumas imagens do meu telemóvel,não tem qualidade,paciência,mais uma vez a câmara ficou sem bateria.

 
o Rio tem todas as condições para boas Trutas mas engane-se quem pensar que as tem.....

vestígios recentes de material de spinning,a prova que as regras não são cumpridas.....


 uma marcação de provas realizadas em tempos idos.....


  uma das moscas com que pesquei.... a qualidade da imagem é fraca...paciência....



  a única da tarde,na casa dos 17,18 cm....