quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como referia o meu amigo Mário Ferreira  neste post,este foi sobretudo um encontro onde a camaradagem ,o convívio ,a gastronomia  e alguma politica foi  o que mais imperou.

Reuniu-se assim cerca de 40 pessoas entorno da pesca e de algumas iguarias gastronómicas,como por  exemplo umas excelentes barriguinhas de porco preto,uma divinal posta Barrosã,um cabritinho  mamão,com a assadura no ponto,não podiam faltar os famosos rojões à Minhota,moélinhas,salgadinhos etc...o presidente da Câmara de Monção,Dr José Emílio,não se esqueceu das barriguinhas de freira,o Vice presidente da Câmara de Vouzela,Eng. Rui Ladeira fez jus aos famosos pasteis da terra,o pessoal de Guimarães não deixou os créditos por mãos alheias e lá apareceram os famosissimos pão de Ló,de vinho então nem se fala,por entre verde de Mondim,do Eng,Mendonça,e o maduro do DR,Arlindo Cunha(ex,ministro da Agricultura)venha o diabo e escolha....
Houve musica e discursos.
Nos discursos alertou-se para a necessidade imperiosa de se criarem condições de uma pesca sustentada,a necessidade de criação de novas regras de atribuição de alvarás,a criação de um sistema on-line de obtenção de licenças diárias entre muitos outros problemas....    

De entre o rol de ilustres presentes,destacava-se o Sr. Secretário de estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Eng.Daniel Campelo.
Para mim já não era  surpresa pois já conhecia o Sr Secretário de Estado à longos anos e sabia de seu gosto pela pesca da truta.
Claro que eu aproveitei para,numa conversa informal,saber a sua opinião sobre dois dos mais polémicos dossiers que estão sobre a sua tutela-as taxas de visitação e a pesca dentro do PNPG.
Sobre a primeira mostrou-se irredutível e foi-me dando a entender que não haverá retrocesso por parte do governo,não se mostrando sensível à mediatização e protestos e manifestação dos pedestrianistas alertando-me mesmo de que não se prevê qualquer alterações.
Sobre a pesca dentro do Parque,aí sim,houve uma grande abertura tendo me dito que já criara uma comissão de acompanhamento para a revisão dos pontos que mais divergem e aconselhou mesmo a união dos pescadores para a criação de mais um documento a apresentar no Ministério.Como é sabido foi já entregue um primeiro Documento com uma proposta com vista à regulamentação destas áreas.       

Por fim agradecer a todos quantos estiveram presentes e começar a trabalhar já na próxima edição....