domingo, 7 de fevereiro de 2016

Fly Lines Fernando Silva

Sempre gostei de experimentar coisas novas,e não raras vezes eu próprio também as crio,principalmente na minha profissão de cozinheiro.

Conheci o Fernando Silva à já uns bons 5 anos num daqueles saudosos encontros de pesca à pluma que a APPSE promovia na Serra de Estrela.Logo aí me apercebi que estava na presença de alguém que ia muito além do simples ato de fazer uns lançamentos e pescar uns peixes.Reparei  na sua forma contida,e isso para mim significava algo que mais tarde se viria a confirmar!estava presença dum dos grandes,mas humilde, pescadores de pluma em Portugal. 

Depois disto,já nessa altura,apercebi-me da sua paixão e dedicação ao estudo entomológico e da eficácia das suas montagens.
Fotografia©Fernando Silva;Todos os Direitos Reservados

Raras foram as vezes em que nos cruzamos e a nossa afinidade resume-se apenas  a mais alguns encontros e comentários sobre pesca nas redes sociais e a algumas linhas de pesca que eu lhe encomendei depois de ter descoberto essa sua vertente de artesão e autodidacta na pesca à pluma.


E é justamente sobre essas inovadores  linhas que quero focar o tema deste post!

Fotografia©Fernando Silva;Todos os direitos Reservados

A primeira nota é de que estas linhas tem que ser tratadas e enceradas antes de lhe dar uso,tal e qual as linhas de seda natural,e quanto melhor forem tratadas mais macias ficam.

Neste aspecto estas linhas são mais resistentes em relação ás tradicionais  de seda natural,parecem-me sobretudo que são mais tolerantes.

Já experimentei várias e em variados cenários de pesca quer em rios de Portugal quer em alguns rios da Europa.

Tem virtudes e defeitos como todas as linhas.
Na minha opinião,para quem quiser fazer um tipo de pesca em rios de correntes lentas,onde as trutas são mais selectivas,sobretudo na pesca à mosca seca,estas linhas são ideias pois são discretas e suaves nas apresentações,obtendo resultados difíceis de alcançar com linhas de material sintético.Por outro lado,em dias de vento são fundamentais para uma jornada de pesca,pois cortam o vento mais facilmente duque as tradicionais.
Não são pesadas e tem ausência de memória mesmo em carretos de reduzidas dimensões.

Os contras tem muito a ver com o uso e forma como as utilizamos,se não forem devidamente tratadas tornar-se-ão pesadas e difíceis de  manusear.
Outro espeto relevante,nas minha opinião,é que elas,como todas as linhas deste género,sofrem de saturação em relação ao tempo em que pescam  dentro da água,levando muitas das vezes a que se tenha de trocar a linha de 2 em 2 horas,ou então optar por seca-la e encera-la para que esteja novamente na sua plenitude de acção.


Fotografia©João Dias

O seu trabalho começa a ser já amplamente reconhecido por vários pescadores de renome Europeus,com encomendas a sucederem-se cada vez mais,embora eu saiba que o Fernando não tenha aspirações a fazer disso negocio sustentável.

Em suma eu diria que estamos na presença duma das melhores linhas do mercado em relação ao preço/qualidade.

Elas podem ser encomendadas através da página do facebook do Fernando Silva ou através de e-mail ,mas atenção,como são artesanais podem levar algum tempo em lista de espera para entrega.