segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma visita religiosa ao Santuário do Vez

Tive oportunidade hoje de visitar,o que eu e muitos pescadores da pesca à pluma,consideram a Meca da pesca à nesta modalidade no Alto Minho,os míticos lotes do Rio Vez.

Rios Cabreiro,Labruja,Vez,Vade e Trovela tiveram ontem,dia 10 de Abril a sua abertura,este ano mais tarde do que o habitual,justificado pelas entidades competentes pela desova mais tardia das trutas que habitam rios de Montanha,que na minha opinião está correta e veja-se o exemplo da Espanha que tem Abril como mês de abertura.

Visito à anos os lotes do Vez e tenho que afirmar que estes ainda são um dos últimos redutos de protecção do património truteiro do Alto Minho,e serão por ventura os troços dos rios do Minho mais fiscalizados.

Terei oportunidade de dar informações relevantes num post que estou a preparar sobre todos os fantásticos 8 lotes do rio Vez,que eu conheço muito bem à longos anos,publicarei em Breve!

Um pequeno vídeo e algumas das capturas(apenas algumas,porque o espaço não permite muito e a dada altura já lhe tinha perdido a conta) realizadas hoje com as minhas montagens,...rudes mas eficazes...







era isto que elas estavam a comer...corpo feito de cara de lebre...





Fotografias e Vídeo© João Dias