quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Edital das Lagoas da Serra da Estrela 2013

 
Ricardo Oliveira  insurge-se aquiaqui pelo facto de o edital
para 2013,que regula a pesca das trutas nas  Lagoas e Albufeiras  dentro da área da Serra da Estrela,não valorizar a pesca sem morte.

Está indignado,sobretudo com a falta de palavra assumida pelo responsável,do agora editado documento,ao ter assumido que"  lago do vale do Rossim abrisse sem morte em 2013 ,e em directo para a televisão fizemos uma reportagem e um repovoamento de alevins no âmbito de promover e divulgar a pesca sem morte, onde nesse dia esteve presente um responsável da entidade florestal ,onde ficou apalavrado que abertura do vale do rossim para pesca sem morte para o ano de 2013 ."


Isto revela uma facada pelas costas  aos compromissos assumidos do responsável, perante o grupo de pescadores e consequente quebra de confiança na instituição em causa, ICNF!

Atitudes deste género levam a suspeitar que interesses de protecção a  determinada franja de pescadores ou mesmo a interesses socioeconómicos sejam postos acima dos interesses comuns da comunidade e amantes da pesca sem morte.
Não se compreende como os recursos existentes não são valorizados da mesma forma,sendo que a consagração da pesca com morte no Lagoacho,por um período de 30 dias,é um bom exemplo daquilo que está em causa.

Perante estes factos,estarei ao lado daqueles(tal como eu)  lutam pela regulação da pesca como destino turístico e de valor acrescentado quer,em primeiro lugar para as populações,quer como mais valia do aproveitamento paisagístico inerente ás actividades de desporto de Natureza  ,salvaguardando e respeitando o direito legal daqueles que optam por manter uma pesca com morte,desde que esta seja responsável e com regras bem definidas que não as actuais.

Esta tem sido a minha vincada posição relativamente ao fraco aproveitamento por parte dos responsáveis da tutela (AFN/ICNF) dos excelentes rios e ribeiras existentes no território Português estando estes claramente subaproveitados.
João Dias