quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rios saudaveis II
























Rios saudáveis


Felizmente existe ainda alguns(cada vez menos) rios saudáveis e  com razoáveis populações de trutas!São rios selvagens onde a acção do Homem teve ainda pouco impacto ambiental,inseridos num entorno paisagístico ímpar.

Eu conheço alguns.São sobretudo rios e ribeiras pouco conhecidos da maioria dos pescadores,em regra de difícil assexo,encaixados em vales profundos e escarpados.

Alguns são regulados por concessões,outros livres,onde a pesca pode ser exercida com morte do peixe,mesmo assim não deixando de ter uma saudável,embora de reduzidas dimensões,população de trutas.É desses que eu mais gosto e guardo na minha memória a nostalgia dos tempos em que eu era jovem e tinha na minha mente irreverente a ânsia de novas aventuras e essas perdurarão até aos fim dos meus dias.
Alguns deles já não os visito à anos,embora vontade não me tenha faltado,mas o alto risco  de os visitar sozinho impõem  que pondere muito bem.
Não são fáceis,como alias nenhum rio o é,mas quando pescado na altura certa são capazes de encher o ego a qualquer pescador.A sua progressão é um desafio constante ao mais astuto pescador,tais são as dificuldades que  eles impõem a quem os desafia.