quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vale do Alto Homem

Ao percorrer o vale do alto Homem vem-me à memória os tempos da minha juventude,sobretudo das jornadas de pesca,na companhia dum velho pescador,já falecido,mas também  muitas vezes o fiz sozinho.


Não são assim tão poucas as vezes que  percorro este vale mas sempre com outros objectivos de destino,raramente me abeirando das águas do ainda jovem rio Homem.
Ontem,na tentativa da descoberta de mais um velho trilho,entretanto engolido pela vegetação mas sobretudo pela falta de uso,que seguia junto à margem direita em direcção às Abrotegas,tive oportunidade  reconhecer muitos dos poços que outrora me deram muitas alegrias.


Surpreendeu-me que o Rio Homem não apresenta-se um maior caudal para esta época do ano e atendendo à forte precipitação que se tem verificado ultimamente,mas mesmo assim está com bom caudal.

O meu olhar esteve muito focado na tentativa de localizar algumas trutas,o que se veio a revelar infrutífero.

Razões?provavelmente as temperaturas muito baixas as tenham deixado inactivas e resguardadas das fortes correntes que o Rio apresenta,contudo sei e já tinha visto numa outra analise desta feita no Outono,que a população de trutas neste troço é bastante reduzida.
O troço analisado incide na área desde as águas da Pala até próximo da ribeira do Modorno.

 Uma outra nota de interesse para quem caminha pelo sopé da Encosta do Sol,é que a perspectiva da envolvência nada tem a ver com aquilo que normalmente conhecemos através do tradicional caminho dos Carris....vale bem a aventura pois a recompensa vem logo a seguir!