terça-feira, 18 de maio de 2010

Rio Ancora lote 4

Visitei hoje o Ancora na Zona de Abadim,lote 4.


O Ancora esta concessionado ao Clube Ancorense de Pesca e Caça com 4 lotes,a começar de montante para jusante,coisa que não é muito normal pois as concessões que tenho visitado noutros Rios estão precisamente ordenadas de jusante para montante,mas isto não tem mal nenhum.

Este Clube de Pesca está a fazer um trabalho fantástico em prol da defesa das trutas autóctones e permeabiliza os pescadores desportivos sem morte.

Dos 4 lotes que fazem parte da concessão, 2 são sem morte e 2 com morte,mas mesmo os lotes com morte são bastante restritos.

O 1 só é permitido morte de 2 exemplares,com medida legal é claro,não é permitido pescar com iscos naturais,só medalhas sem farpas nos anzóis e só é permitido pescar às Quintas,Sábados,Domingos e Feriados Nacionais.

O 2  rege-se pelas mesmas regras,com excepção dos exemplares em vez de 2,passa para 4 capturas com morte.

O 3 é um lote sem morte,mas é permitido pescar com medalhas,rapalas ou à pluma,tudo sem farpas ,só é permitida a pesca às Quintas,Sextas,Sábados,Domingos e Feriados Nacionais.

O 4 lote,sem morte,e destinado só aos pescadores da pluma,é permitida a pesca todos os dias da semana.

Com todas estas restrições,daqui a bem pouco tempo teremos com certeza um grande Rio a nível da qualidade desportiva,esperando-se que dentro em breve seja palco de escola de iniciados à pesca da pluma e concursos,quem sabe se até um mundial,tem todas as condições para este evento,quer de logística quer em condições naturais dos recursos que este Rio apresenta.
Como é de conhecimento de vários amantes da modalidade,realizou-se já em Ancora pelo menos um encontro do tipo workchop,pena foi que não tive-se sido amplamente divulgado.

Relativamente às 3 horas que visitei o lote 4 não capturei muitas trutas,apenas 2 mas uma de bom tamanho como demonstram as fotos.
Pesquei de baixo de um sol abrasador,tendo que regressar cedo (19horas) por via de compromissos laborais.
Fiquei com a impressão que não tem muitas trutas,pelo menos não as vi.

Fica uma palavra de apreço e de incentivo ao Clube Ancorense de Pesca e Caça,muito em particular ao seu Presidente DR. Rui Taxa,pelo esforço,empenho e dedicação para que se crie um a zona de pesca desportiva com estas características.

Uma chamada de atenção para quem quiser percorrer este tramo pela margem esquerda,dos vários cães soltos de grande porte existentes nas Vivendas junto ao Rio,algumas delas aproveitando as margens  do Rio para zona de lazer,roubando um direito que assiste ao pescador desportivo.Eu ponderei mesmo chamar as autoridades devido à ameaça dos cães,por sorte não foi mordido,mas se o fosse alertava as autoridades e consequente ida ás urgências, bem sei que o concessionário nada pode fazer em relação a este assunto,mas qualquer dia vai acontecer já previsto,com consequências para os donos.






truta de bom tamanho,com mosca seca......
o leito Rio é todo ele composto de xisto e granito........