segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Crime premeditado?......ou obra do acaso?

Estes últimos dias são de uma enorme tristeza para os amantes da pesca de trutas,pois um dos mais importantes Rios truteiros da Alto Minho sofreu um verdadeiro desastre ambiental.Foi de tal forma tóxico que Varreu todo o já fragil ecossistema da fauna do Coura.E é sempre de recordar que este Rio esteve praticamente morto por via das intensivas explorações das minas de volfrâmio situadas em Covas e Vilar de Mouros,hoje inactivas,onde os produtos químicos resultantes das lavarias escorriam para o Rio arrastando atrás uma enorme mortandade de peixes.

Os sucessivos festivais de Verão são muito mais importantes que os pobres dos peixes indefesos,onde os interesses,o poder económico e uma classe politica só interessada em ter uma multidão de jovens por 3 ou 4 dias nas suas terras,talvez com o objectivo de levar o nome das suas terras a ser conhecido em todo o Portugal e passar a contar nos roteiros Europeus dos grandes festivais de Verão. 

Comenta-se à boca cheia que foi excesso de cloro nas águas,para garantir aos "festivaleiros"águas livres de salmonelas para os seus banhos,em prol da chacina por asfiqueçia  de todos os peixes a jusante do dito festival.Uma possível descarga da  ETAR de Paredes de Coura também não está descartada.
Foi de tal forma forte que até as enguias,muito mais resistentes que o resto dos peixes, morreram.

Ainda não há resultados das analises,mas temo que eles não passarão para A opinião publica.

Muitas vezes pune-se severamente um simples pescador de linha e estes desastres cometidos,quase sempre por uma Entidade Estatal e Colectiva,ficam mais uma vez impunes.    

Penso contudo que se deveria apresentar queixa contra terceiros nos Tribunais,para que desastres como este não voltem a acontecer.

Tive conhecimento logo após os primeiros peixes aparecerem mortos,mas o trabalho intensivo nesta época do ano não deixa margens para ausências,mas também se lá fosse ficaria extremamente revoltado e triste por ver aquela mortandade toda e a agonia de muitos peixes moribundos.

Está um excelente  artigo num blogue de um habitante local com fotografias.
Aconselho a todos a passassem por lá e  reflectir sobre o perigo que é também para a saúde publica este desastre ambiental,onde uma fotografia de duas crianças seguram uma bela truta morta......
clicar para ver 
  aqui