domingo, 10 de fevereiro de 2019

Editais ZPR ICNF-IP

Em  2019 o ICNF-IP deu um importante passo nos últimos anos com vista à preservação dos recursos truteiros nas concessões que gere!São duas importantes medias,das quais de destacam a criação 2 lotes de pesca sem morte no Rio Vez,o 4 e 5 e a criação de mais um no Rio Vade, além do 7 o 3 passou a ser também sem morte. À outra medida é a classificação da medida das trutas nos lotes com morte,que passa de 19 cm para 20 cm.Esta ultima decisão é de extrema importância  se for cumprida pelos pescadores, pois quem conhece o rio sabe que uma truta de 20cm,nestas condições de rio de montanha é já uma truta com mais de 3/4 anos e serão poucas a lá chegar,por consequência  a preservação está mais protegida com esta medida.Por outro lado,na minha opinião,as 6 trutas com morte por lote acho exagerada,4 seria mais ajustado a gestão das populações.
Não é preciso fazer muitas contas para saber que 120 licenças por lote durante a época, com a captura e morte de 6 trutas com 20cm,ou mais,são 720 trutas por época e por lote, assim a espécie fica seriamente ameaçada.
Não é preciso fazer muitas contas para saber que 120 licenças por lote durante a época, com a captura e morte de 6 trutas com 20cm,ou mais, são 720 trutas por época e por lote, assim a espécie fica seriamente ameaçada.

Não foram comtemplados três rios geridos pelo ICNF-IP com os lotes sem morte e que são igualmente importantes na preservação,foram eles;o Cabreiro,onde no lote 1 seria imperioso mante-lo sem morte,pois podia ser maternidade para os lotes do Vez,e os dois lotes da Foz com o Rio Lima,do Labruja e o Trovela,assegurando assim a entrada de trutas para o lotes supriores.

Sem duvida que estas medidas são já um começo para que o paradigma da pesca das trutas em Portugal esteja a mudar para um conceito de preservação e valorização dos recursos.