segunda-feira, 2 de julho de 2012

2º Dia,Rio Suir

O segundo dia não começou nada bem,tinha chovido intensamente toda a noite o que levava a crer que as possibilidades de pescar nesse dia seriam bastante reduzidas.

Não havia que desanimar e só junto do rio se poderia aferir as suas verdadeiras condições.

Tínhamos pensado  fazer um clássico de quem visita estas paragens-um famoso troço do Suir junto à Abadia de Holicross.

Este é um dos mais fantásticos troços destinados exclusivamente á pesca da pluma,com peixes de grande calibre,gerido por uma associação local,onde todas as regras estão bem patentes logo à chegada ao rio.
Os peixes predominantes são sobretudo Trutas fário e Salmões,a licença diária custa 15€ e pode ser adquirida a algumas centenas de metros do local do Rio numa  mercearia que agora não me recordo o nome.

As previsões confirmaram-se!-o rio estava praticamente impescável,com águas muito rápidas e turvas,baixando-nos a moral e ainda por cima com chuva moderada a fazer-nos companhia.


Na noite anterior tínhamos montado umas ninfas grandes(#10/12) já com o intuito de serem um todo terreno para estas difíceis condições.

Tentamos e durante cerca de 1 hora não tivemos qualquer resultado pratico,até que eu cravo uma bonita truta muito acima dos 40 cm e provavelmente com mais 800 gramas,para logo de seguida uma outra entrar na ninfa,também ela muito boa.


O meu colega não tinha tido ainda qualquer toque naquele lugar,pelo que havia de explorar um outro local  a cerca de 800 a montante e onde o rio supostamente estaria mais calmo.

Não estava fácil,e apenas uma corrente rápida foi possível pescar,com 4 ou 5 trutas muito boas a entrarem.
O final do dia estaria reservado a maior surpresa.
Quando nos preparavamos para vir embora demos conta das trutas a comer à superfície,sinal de que valeria a pena tentar umas secas.

Dito e feito,logo nos primeiros lances entram uma serie de trutas,todas de bom calibre em pequenas efémeras(#20/22)
O dia de muito mau passou a fabuloso.....