domingo, 16 de outubro de 2011

Barbos à pluma no Alto Douro

Com a época truteira fechada,restam algumas espécies que podem ainda servir para a pratica  da pesca à pluma,como as carpas,achigãs ou mesmo barbos,não menos empolgantes do que as trutas.

O alto Douro é sem duvida um dos rios que oferece excelentes condições para pescar Barbos à mosca seca.Contudo nem todo o ano é favorável.
Havia-o pescado este ano pelos meados do mês de Julho,quando ainda eles vagueavam  em cardume pelo imenso espelho de água,e nessa altura era  bem mais fácil pescar-los à superfície.

Com o aproximar do Inverno,eles afundam e deixam de comer à superfície,tornando impossível a sua captura com este tipo de técnica.

As temperaturas tem se mantido altas e era pretexto para uma jornada a eles,na  já habitual companhia de Eng,António Palinhos.
Não levávamos grandes esperanças,mas tudo era possível.

A primeira abordagem ao rio deu logo para concluir que seria bastante difícil qualquer captura,pois apenas se viam alguns barbos solitários à superfície,mas,esses,estavam com certeza  a alimentar-se e era bom sinal.

Depois de alguns ensaios lá se rendeu o primeiro,na casa do 1k,1.200k,mas não antes de ter falhado 3.


A jornada terminou com três boas  capturas....umas alheiras e um divinal javali ,regado com um moderado e excelente tinto da região...é assim que eu vejo  e vivo a pesca!


Algumas fotografias,











Fotografias©João Dias