sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Concessão no alto Rio Lima


 CONCESSÃO DE PESCA NO RIO LIMA E RIO DA PONTE
CLUBE DE CAÇA E PESCA DA FREGUESIA DO LINDOSO

Nova Concessão atribuída,desta feita no alto Lima.
 quem já pescou este troço sabe que não pertence às coisas terrenas- é o Paraíso

Mais uma vez é com agrado que verifico que  a convergência entre ICNF-IP e as associações sediadas em pleno PNPG tem-se pautado pelo entendimento no que diz respeito à pesca.Já o mesmo não posso dizer em relação a uma luta,sem fim à vista,relativamente às  taxas (152€) cobradas por um simples pedido de autorização a quem quer usufruir algumas zonas do PNPG.

Outra coisa que nunca compreendi é o facto de haver 2 pesos e duas medidas dentro do Parque,uma para caça e outra para a pesca.A caça,mesmo dentro de  áreas sensíveis, sempre foi permitida e com graves danos ambientais,tais como envolcros feitos em materiais de difícil decomposição ,espalhados pela serra e  para já não falar do ruído dos tiros que cortam o silencio da serra.....
Senão vejamos aquilo que os ambientalistas dizem,por exemplo aqui;
" João Branco acrescentou que um dos pontos negativos dos regulamentos é o facto de se poder caçar em áreas protegidas, como os parques nacionais e naturais. "Tanto se pode caçar no Gerês como em Montesinho como no Alvão. Em termos cinegéticos, as áreas protegidas são iguais às outras. Acabam por não proteger absolutamente nada", lamentou.João Branco .http://www.esquerda.net/artigo/ca%C3%A7-governo-permite-abate-de-esp%C3%A9cies-em-vias-de-extin%C3%A7%C3%A3o

Nada tenho contra os caçadores,apenas tento defender aquilo que me diz respeito que é a pesca sustentada e sustentável dentro de uma área que pertence a todos e como tal deve de ser usufruída  por todos da  mesma forma.    
Enfim,bem sabemos porque isso acontece(muitos dos responsáveis pelo Parque são caçadores,incluindo alguns dos mais altos responsáveis do actual governo) ver por exemplo aqui

Mas falando sobre esta concessão ,que eu conheço como as palmas da minha mão,posso afirmar que para mim, de todas as que conheço esta é uma das mais belas em termos de paisagem e biodiversidade,com fortes probabilidades de se encontrar águias,raposas,grandes trutas,grandes barbos,um carvalhal milenar,enormes e perigosas gargantas,só ultrapassáveis com o  conhecimento milímetrico de estreitos carreiros por entre precipícios lavrados pelos pastores.

A sua extensão é de cerca de 5 km e compreende-se  entre a albufeira de Touvedo e a albufeira do Alto Lindoso
                        muitas vezes pesquei esta garganta sósinho

Toda ela percorre uma escarpada garganta com grandes declives,onde o rio mantém um caudal mais ou menos constante porque é regulado pela  barragem  do Alto Lindoso. Contudo,no Inverno e Primavera este caudal sobe significativamente por consequência dos tributos do rio Adrão ,também ele alvo de Concessão ,na sua margem direita e o rio da Ponte (Sardinha como muitos o conhecem)na sua margem esquerda.

Não conheço ainda os moldes em vai assentar  esta concessão,mas esperemos que seja gerida com a consciência e privilegie sobretudo a pesca sem morte,pois tem excelentes condições para tal.Esta,poderá em poucos anos,ser uma referencia a todos os níveis para os pescadores,basta para isso que os seus gestores percebam que tem em mãos um diamante bruto para lapidar pois este é dos melhores troços de rio para explorar....vamos esperar! 
Fotografias©João Dias