sábado, 28 de maio de 2011

Concessão do Rio Poio

Havia uma certa expectativa em relação a esta concessão,uma vez que sabia que já a longos anos estava em regime de pesca sem morte e supostamente seria protegida pela sua localização,pois atravessa o centro da Vila e com o posto da GNR em frente.
Tinha já feito o reconhecimento deste troço numa visita que fiz em Abril e tinha ficado com a sensação de que se estava perante uma rara gestão de um troço especifico para os amantes da mosca.

Eu e Zé Macedo,cliente já habitual deste troço,lá rumamos a Cerva para obtermos as licenças num dia com alguma instabilidade atmosférica com a trovoada a fazer-se ouvir nos picos das serras.
Depois de uns bons 30 minutos à espera que chega-se o livro,pois o existente tinha acabado,lá rumamos ao rio já tarde 11,30 da manhã.

Tínhamos traçado o objectivo de fazer todo o troço de cerca de 2/3 quilómetros,juntos.Começamos um pouco a montante da ponte principal e logo ali fiz a minha primeira truta,não muito grande mas era prenúncio de uma boa jornada,para logo de seguida o Zé ferrar um exemplar de respeito,muito acima dos 30/35 cm,estava lançado o mote!

Bons começos,fracos finais,pescamos umas 4 trutas cada um da parte da manhã.
Da parte da tarde iríamos fazer a parte mais interessante,na óptica do Zé.Esta é uma zona de rio aberto e com uma zona de lazer muito bem cuidada,com correntes fantásticas,propicias a bons exemplares mas as constantes obras,mesmo junto ao rio,acabaram com as expectativas de alguma captura.

Não duvido que o rio tenha trutas,mas fiquei com a sensação de que se exigia muito mais a uma concessão que tem tudo para ser uma das melhores em todos os níveis.