segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Varziela

Um trilho pouco conhecido mas muito interessante.Há duas hipóteses para lá chegar,ou por Leonte ou pela pela Portela do Homem.Em qualquer dos casos fazendo os cerca de 3km de estrada sempre apé,porque como bem sabem é proibido estacionar nestas áreas.

Depois deste suave passeio de estrada o trilho começa precisamente onde existia em tempos os viveiros das trutas na Albergaria.

Á medida que se sobe,começa-se a ter uma perspectiva do Vale do Homem,o promontório de Calvos com a mata de Palheiros a seus pés e a Serra Amarela aparece à medida que se ganha altitude.
 A subida  é um pouco extensa e apresenta um grau de dificuldade alto,embora o trilho se apresente em bom estado de conservação.

Chegados quase ao topo aparece-nos o velho Curral da Varziela.


Ainda falta uma ultima subida até ao topo,onde somos brindados com uma paisagem fabulosa.
Daí eu ter feito a entrada num destes post,s com o titulo "Dois lados",tomando como linha de divisão a Estrada e o Rio Maceira.
Daqui a vista é fabulosa sobre os picos,como Pé de Madela,Borrageiras,Cantarelo,Carris de Maceira  etc...
Tínhamos alguns objectivos nesta jornada que passariam pela descoberta dum suposto curral esquecido à décadas,entre a Varziela e o Mourinho(apenas suspeitamos o seu local mas  não o viemos a  descobrir) perceber a existência dum marco,em local estratégico,uma visita ao secular Curral do Mourinho e finalizar com a descida ao prado Marelo.
Esta não chegou a acontecer, passando ao lado em direção ao Pé de Cabril.

Na descida para Leonte encontramos uma carcaça de potro acabada de ser devorada pelos lobos,cenário verdadeiramente assustador,tal era o rebuliço,com várias partes espalhadas e trituradas.
Uma grande abertura na urze dava sinal de que os bichos tinham fugido par lá com a parte dianteira, incluindo a cabeça....já não os vimos....apesar de me ter apercebido de barulho vindo do cerrado matagal.
Assim terminava este bonito trilho,que recomendo vivamente a quem quiser fazer uma incursão  mais curta pelo Gerês(cerca de 5 h)
Fotografias©João Dias