quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Noruega 2014 primeiro dia,River Unsetaa


Os cerca de 300 km que separam Oslo de Finstad fazem-se calmamente através da E6,até Stange, para depois seguir-mos pela nr3,em direcção a Tynset e finalmente seguirmos a estrada secundária(665)que nos leva serra acima até Finstad e à quinta onde seria o nosso poiso.



Foram várias os rios e lagos que nos cruzamos durante a viagem,alguns deles a serem pescados no momento em passávamos sobretudo o Rena,o que nos fez subir a ansiedade.

Chegamos cerca das 14 horas depois duma viagem de cerca 6 horas e fomos recebidos pelo dono da quinta(senhor na casa dos 60 anos) 

Tínhamos planeado pescar  ainda nessa tarde,mas tudo dependeria das condições em que se apresenta-se o rio que passa mesmo  junto à quinta onde estávamos hospedados,até porque teríamos ainda que nos abastecer de alimentos para os 8 dias que estaríamos hospedados e só depois poderíamos pescar.

Completamente sem conhecer nada não seria fácil escolher um local para pescar,embora o rio nos parecesse todo ele muito interessante em qualquer dos locais em que nos tínhamos  abeirá do.


Seriam já cerca das 18 horas quando finalmente estávamos prontos para dar início ao tão esperado momento  de por as linhas na água.



Lá montamos as canas para tentar as primeiras capturas mas em condições muito difíceis principalmente com o vento forte a entrar de frente no bastante escarpado vale do Rio Unsetaa.Por outro lado a instabilidade atmosférica era outro dos contra tempos para pescar pois estava a nevar muito próximo e o rio apresentava uma cor acastanhada e águas geladas.

Os primeiros lançamentos não deixavam margem para grandes esperanças de algum êxito de capturas,até que surge o primeiro ataque e logo numa klinkhammer....era a primeira truta desta aventura embora não fosse muito grande(20/22cm) estavam abertas as hostilidades e deixavam alguma esperança para um final de dia razoável.

Entretanto as condições do tempo pioravam a cada minuto,com o rio a subir significativamente  e as ninfas foram a opção correta para a tentativa de mais alguma captura que depois de vários ataques lá consegui mais uma trutita....

Assim dávamos por concluído este primeiro dia de pesca com 2 trutas para a minha conta e grade para o António....