domingo, 15 de junho de 2014

River Suir

O Suir é um dos mais importantes rios da Irlanda,com boas populações de trutas,quer fário quer mariscas mas também  onde entra uma quantidade significativa de Salmão.

Na minha opinião é um rio relativamente fácil de se pescar onde os acessos são bons e se vadeia muito bem,portanto sempre um clássico para quem visita estas paragens.

Contudo tem o reverso da moeda,pois a grande diversidade de eclosões de insectos leva o mais experiente e experimentado pescador a um desafio constante porque as trutas,a maior parte das vezes,são de tal forma selectivas que uma menos atenta leitura do rio leva de certeza ao insucesso e consequente grade,muitas das vezes com as trutas a morderem-nos o pés.

No ano anterior tinha-mos pescado muito bem nesta zona,embora das 2 vezes que lá tinha-mos estado  o rio apresenta-se um caudal muito elevado mas onde as pheasant-tails  funcionaram muito bem e deram belas trutas.

Este não é um tramo livre!é gerido(e muito bem) por uma associação local chamada Thurles,Holycross and Ballycamas Anglers Association  ,as licenças diárias custam 15€ por pescador,este troço está exclusivamente reservado à pesca sem morte e sempre à pluma.

É frequente,para não dizer sempre,fiscalizado pelos sócios que observam atentamente a acção dos pescadores.

O troço é lindíssimo passando junto à famosa Holycross Bridge,com a sua imponente abadia bem vincada pele forte componente religiosa ,rodeado de verdes paisagens e belas quintas onde se criam os mais belos e imponentes puros sangue.

As trutas desta zona do Suir são muito famosas quer pela quantidade,quer pela sua beleza mas também pelo  seu bom tamanho.

Pescamos de-facto muito bem esta época(2013) com belas trutas a entrarem à sêca mas algo selectivas onde as Cayennes #20 funcionaram muito bem.