sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O pico dos picos

Quando se vai com destino ao Gerês para fazer um qualquer percurso pedestre surge sempre o dilema de onde ir,pois as escolhas são muitas.

Caminhamos três e era-mos,em principio,para ser 4 mas o meu amigo  Rui ,já habitual companheiro nestas andanças,não pode estar presente.
A mim,cabia -me a responsabilidade de apadrinhar um outro amigo  e companheiro da pesca das trutas,o Zé Macedo, que se está a iniciar neste não menos viciante  desporto(sim,para mim é um desporto) que é a pedestrianismo.
Consciente de que uma longa caminhada não seria a melhor forma de brindar este meu amigo,mas como já tínhamos os dois subido às Abrotegas num dia desses e ele mostrou-se em forma,eu e o Zé Moreira ponderamos logo algo mais completo.

Com um simples olhar um para o outro surgiu logo a mítica palavra Nevosa(1.448m).Mas Nevosa são mais de 20k de dura serra,mas o meu amigo não esmoreceu e aprovou logo a ideia,claro que tanto eu como o Zé Moreira não  demonstramos o que o esperava.
Tinha-mos em mente uma visita mais cuidada para aferir no terreno o estado actual dos recentes incêndios que tem lavrado no Gerês e a Nevosa seria,com as condições excelentes do estado do meteorológico,ideal para tal.

Subimos pela encosta das Sombras/Amoreira/Alto dos Carris/Represa dos Carris(ligeira refeição)/Nevosa,o regresso foi ligeiramente diferente,mais flectido ao Altar de Cabrões(ainda pensamos em descer por um trilho alternativo em parte já conhecido nosso,mas abortamos logo a ideia).

Do pico mais alto do Norte de Portugal podemos confirmar as suspeitas de grandes áreas ardidas recentemente no coração do Gerês.Bem razão tinha o Rui Barbosa,quando consecutivamente,alertava que o Gerês ardia em larga escala .

Ardeu grande parte da Matança e Ribeira das Negras,mas o grosso do incêndio foi  do outro lado,com uma grande área queimada na zona da Fonte Fria,Coto de Gralheiras e toda a zona de Pitões...a Nevosa ao contrario do que se temia foi poupada(ainda bem).....um enorme manto de cinzas,numa zona classificada com o mais alto grau de protecção Ambiental.A parte Espanhola foi também largamente afectada por este incêndio tendo ardido também uma vasta área do Parque do Xurês....
Razão tinha novamente o Rui quando dizia que as autoridades tentaram esconder o que se estava a passar no Gerês,nem mesmo a imprensa deu grande enfoque a esta grave destruição no coração no Parque...enfim as notícias da desgraça do grande capital são muito mais importantes do que o  que se passa  no nosso único Parque Nacional....

Algumas Fotografias.....

mais em breve...