sábado, 24 de abril de 2010

Lote 8 do Vez 1

Quinta feira,visita ao lote 8 do rio Vez.

O lote 8 do Vez é sem duvida o maior de todos os lotes do Rio ,começa no Cumial e prolonga -se até Santo António  percorrendo uma boa parte da serra do Soajo.
Neste lugar pode-se ainda encontrar várias Brandas ainda em actividade,2 povoações serranas,que o lento passar das eras não interferiu com os seus usos e costumes,mantendo os seus habitantes uma cultura Serrana de comunidade.
Existem 2 aldeias escondidas e encravadas num desfiladeiro que quem passa pela estrada ,que liga Caberiros a Merufe,não se dá conta delas. 
Vivem essencialmente da pastorícia,de uma agricultura rural,toda ela feia a pulso,tendo este povo escavado ao longa da montanha socalcos muito parecidos ao que se encontram no alto Douro,mas numa escala muito menor.
Conheço à vários anos estas gentes,são pessoas muito afáveis, mas desconfiadas, muito devido a a seu isolamento,que quando chega algum forasteiro procuram resguarda-se nas suas habitações,são quase todas de uma idade avançada.Não tem cafés nem qualquer tipo de diversão,apenas labirintos muito estreitos , muito gado,muitos cães de guarda.Quem chega a um lugar como este,a nossa mente recua ao inicio do século passado,tal é ainda o traço original das aldeias.
Nos socalcos cultivam essencialmente,centeio,milho,batatas,erva para o gado,tem também uma pequena produção de vinho nas cotas mais baixas.
Quando pensei em visitar este local ,levava em mente fazer algumas fotografias nas imponentes gargantas, desfiladeiros e fragas que o Rio tem nestes  sítios, mas durante a caminhada para o Rio, uma violenta trovoada e consequente chuva impediram-me de chegar perto desses locais,pois são extremamente perigosos, mesmo assim ainda consegui algumas fotos....
                                                  uma das Aldeias-a mais escondida....
 o trilho que dá acesso ás fragas e gargantas......

                                 a outra Aldeia,em segundo plano vê-se a mais escondida e isolada.....
                           ao fundo uma Branda ainda activa,em primeiro plano uma das mais imponentes   gargantas......
Mais um local de difícil acesso,só com a experiência e conhecimento do local  de longos anos, se consegue lá chegar,é muito perigoso....
 Reparem no labirinto que é percorrer esta Aldeia,ao fundo os espigueiros comunitários.......
Espigueiros,todos eles em funcionamento,em breve publicarei pormenores interessantes deles.....
Aldeia vista do alto da Serra......

Continua em breve.......