quarta-feira, 15 de maio de 2013

Rio Olo


Afinal eu sempre tinha razão quando afirmava que o Rio Olo,nomeadamente o lote 6(sem morte),o mais emblemático e conhecido estava relativamente despovoado.
E afirmo isto com base nas experiências vividas na primeira pessoa mas também dos vários relatos que me tem chegado ultimamente aos ouvidos.
Como este;
No dia da abertura do ano passado 3 dos meus amigos tiveram um encontro,logo pela manhã,com um pescador adepto do spinning neste mesmo lote.Por aqui se vê o respeito que existe pelos lotes sem morte!


Durante a época transacta  tinha por lá feito algumas incursões e os resultados cifravam-se sempre por muito fracos embora nunca tem tido grade.

Não foram poucas as vezes que esta época não me lembrasse de lá voltar,até porque uma visita à Serra do Alvão é sempre motivo de um belo passeio,mas algo me dizia que não valeria a pena fazer 300km para coar água.


Conversas mantidas com alguns pescadores que frequentam este troço,as opiniões divergem,com relatos de grandes pescarias e fracassos por parte de outros pescadores e aqui não está a falta de experiência da parte deles pois alguns dos que me relatam o despovoamento são largamente experientes.

Achei por bem publicar um e-mail dum amigo e pescador à pluma à longos anos(sim,porque nós pensamos que só aqueles que estão ligados ás redes sociais ou praticam competição é que tem o direito de emitir opiniões sobre tudo e todos,eu incluído,mas a verdade é que existe importante franja de pescadores nesta modalidade que mantém o anonimato,mas que a sua experiência vale mais duque muitas teorias).

Aqui fica o e-mail na sua essência,

"Caro João:
fomos sábado ao Olo,troço 6 (sem morte)...e sem trutas.....3 para mim,4 para o colega ..um dia inteiro.Nada que valha a pena,rio em condições perfeitas,sem vento,correntes perfeitas,fundo..e nada! nem ninfa,nem tandem....enfim..uma tristeza,pescava muito mais à 3 anos em 2 horas do que agora...:
ainda por cima uma grande confusão sobre o que segue o lote 6.deveria ser o 7 que é com morte,e depois o 8 -interdito,mas afinal,alguém acha que para cima do 6 não se pode pescar,embora o edital,e o mapa da zpr que está junto da ponte,diga exactamente o mesmo,mas o tal senhor acha que é uma "gralha" e até telefonou a alguém que gere a zpr????bom enfim,também não e nosso problema.
Vamos tentar o baixo Mondego,na misarela próximo sábado,se a agua estiver baixa(jusante da raiva).
Um abraço"
Como seria óbvio não vou revelar a sua assinatura mas alerto que é um pescador com larga experiência alem fronteiras.
Vale o que vale,mas ouvir os pescadores que passam no terreno é também  um acto de humildade!
Isto serve como um alerta sério para os estudos científicos  de que este troço tem vindo a ser alvo por parte das universidades.