segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pelos Rios de Leon III

Finalmente iria pescar em Leon e logo um dos Rios mais carismáticos,o Porma.

Seguimos o conselho do Tomás Gil par pescarmos num lugar lindíssimo com uma zona de lazer muito bem cuidada e aprazível com várias infraestruturas desportivas e um enorme bosque composto de trilhos e arvores de grande porte....uma maravilha!
  
Ao chegar vimos logo algumas trutas a comer à superfície,sinal de que pelo menos teria-mos a sorte de apreciar a sua actividade.

O rio,todo ele,apresenta uma sequência de correntes moderadas e pouco profundas o que permite vadear  sem dificuldade,também é bem aberto e com boa largura.
                tenho visto esta ponte em vários sítios e Livros de pesca

Pescamos lado a lado como sempre,eu da esquerda e o Macedo da direita,começamos com pequenas efémeras(#18/20) com os primeiros lances a sair para junto das margens.
O resultado não tardou a aparecer,justamente para o meu lado,na primeira passagem por baixo de uns ramos,um brutal ataque surge,sem que eu consegui-se cravar....estava lançado o mote para uma tarde em grande.
De seguida a meu colega começa a cravar a primeiras trutas.

  esta foi a minha primeira por terras de Leon(não é grande mas é igualmente bela)
Assim passamos cerca de 3 horas com várias capturas sobre o olhar atento de uma senhora que não perdia pitada daquilo que ia-mos fazendo dentro do rio.
Chegados a uma corrente mais funda,que anteçede uma grande tábua,pareceu-nos local ideal para estar uma boa truta.
Coube ao Macedo por junto a umas raízes a  pluma e logo uma truta acima 30cm atacou,era uma linda e bem nutrida truta do Porma.Entretanto eu resolvo montar uma pequena ninfa e experimentar a mesma corrente,uma série de trutas entraram só nessa corrente(não as contei mais de 5 e uma acima dos 30Cm) e algumas em locais onde o Macedo já tinha passado.
 Afinal elas estavam a entrar muito bem nas ninfas!


A jornada já ia longa e  começávamos já acusar o cansaço de um dia em grande,até porque tinha-mos à nossa espera uma excelente posta de Novilho no Restaurante do irmão do Tomás(LAS COLINERAS),que nos recebeu,mais uma vez,com uma enorme simpatia e profissionalismo 
                                            Restaurante Las Colineras