segunda-feira, 19 de maio de 2014

Curral do Absedo

Nem só de trutas e pesca se alimenta este blog,também as grandes caminhadas fazem parte integrante da razão da sua existência.

Esta ultima surgiu de surpresa e teve duplo significado pois pretendia-se fazer a despedida dum amigo de alguns anos que está de partida para uma nova vida profissional fora do nosso país,por outro lado,mais pessoal,tentar atingir um dos mais longínquos e misteriosos currais do Gerês;o Absedo.

Portugal  Nature é  já uma referencia para aqueles que se interessam pelos trilhos Gerês,onde o(s) seu(s) autor(es) descrevia(am) com simplicidade,mas com enorme sentido, e nos deliciavam com belas imagens nas suas caminhadas.Esperamos que continue a fazer parte da nossa lista de leitura mas com paisagens bem diferentes como as dos Alpes.

Voltando ao trilho,ele começou nas Lagoas do Marinho(já bem acima dos 1000m alt) subindo ao Borragueiro,passando ao lado de Cidadelhe,para depois se descer então ao mítico Absedo.
Tinham sido já várias as tentativas para alcançar este longínquo curral mas sempre que me proponha lá ir o dia tornava-se curto até porque na alta montanha não se brinca pois uma decisão mais arriscada pode muito bem ser motivo de desorientação e tornar a que a noite caia muito rapidamente.

Este é um lugar cheio de mistérios como estes círculos em espiral de grandes dimensões gravados nas rochas sem explicação para os cientistas que por lá passaram a estudá-los.

Depois outra coisa que pelo menos a mim me intriga é como as gentes de Pincãens percorrem mais de 25 quilómetros para chegar a este pequeno curral.Outro enigma é a forma como ele está divido ao meio por um muro de pedra sem nenhuma entrada.

O regresso foi feito praticamente pelo mesmo trilho da subida até às Lagoas do Marinho para  depois se dar inicio à longa descida para  Pincães.

Mais uma bela surpresa esta descida,com um serie de currais e uma paisagem e para mim desconhecida onde a imensidão da serra é apreciada dum outra perspectiva.

Não podia deixar de sublinhar e ao mesmo tempo agradecer aos companheiros desta caminhada.