quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Trilho de Germil

Pesquei trutas no rio de Germil na década de 80,quando elas ainda por lá abundavam.Apesar de serem tempos difíceis o equilíbrio do rio esteve longos anos estável e guardado da feroz predação dos pescadores.

Germil é uma das aldeias típicas que compõe a serra Amarela,em pleno PNPG,onde a pastorícia é a sua principal actividade,mantendo ainda hoje uma cultura comunitária
.

Nos tempos que por lá pescava ainda não tinham sido construídos os complexos das barragens do Alto Lindoso nem a do Touvedo, e o desenvolvimento era ainda praticamente nulo,sem estradas asfaltadas para as aldeias serranas de Germil e Ermida.

A construção das linhas de alta tensão levaram a que a serra fosse rasgada com estradões para a montagem das torres levando a que os acessos a muitos locais,outrora praticamente inacessíveis,ficassem mesmo a jeito para o frutivismo.
Em poucos anos o habitat único dum rio foi completamente destruído,arriscaria mesmo afirmar que o rio estará estéril à já muitos anos  no seu património truteiro.

Passado estes anos todos o trilho Germil seria pretexto e  uma boa oportunidade para revisitar lugares que na minha juventude me fizeram feliz.

Recordo com nostalgia quando muitas  vezes percorria a escarpado vale deste rio,encontrava a padre local,na altura já com uma certa idade,mas que era um fervoroso amante da pesca das trutas.

O trilho revela alguma falta de manutenção,nomeadamente na degradação das placas informativas e na sinalização,já gasta pelo agreste clima da Serra Amarela,mas nada que leve a que ninguém se perca na serra.

Um outro ponto de interesse é o recentemente recuperado Fojo do Lobo,com acessos rasgados à pouco tempo....uma oportunidade única para quem nunca viu estas estruturas ancestrais.
Algumas imagens...