segunda-feira, 4 de abril de 2011

Concessão de Pesca de Montalegre

Todos os anos no dia 1 de Abril se cumpre a tradição de um grupo de amigos  fazer a abertura da pesca de trutas na Barragem de Pisões onde eu estou incluído.

Não,não me interessa esse tipo de pesca,pelo que tinha em mente visitar a concessão de pesca do rio Cávado,enquanto os meus ilustres amigos assentavam arrais algures na confusão que mais parecia uma  bancada de um qualquer estádio de futebol,onde as trutas eram os jogadores.
Tinha telefonado ao meu amigo João Monteiro para me fazer companhia,pois jogava na casa dele,mas o trabalho não perdoa e saiu frustrada a sua presença.
Mesmo assim lá me foi dando uma dicas para as montagens mais adequadas a este rio e aconselhando os melhores locais para pescar à seca.
Logo no primeiro pesqueiro deparei-me com um pescador,mas mesmo assim ainda fiz cerca de 800 m, era impossível as trutas estavam assustadas e nem se avistavam.
Tento então um segundo pesqueiro referenciado pelo João,esse muito mais comprido e com maior potencial,mas o mesmo azar,com uma agravante,em vez de um pescador dois e um em cada margem a pescar à colher.Não me restava outra coisa se não esperar que as trutas voltassem à sua postura,passado uma hora lá montei a cana e tentei por cerca de 3 horas  bater essas correntes fabulosas,mas era impossível,tivera apenas alguns violentos ataques mas daqueles que as trutas estão tão receosas  que  não cravam.Quase no fim lá cravei um bonita truta,mas era dia não e ao agarra-la descravou-se.
Passei ainda pela barragem de Sezelhe onde se fazia notar também uma pressão enorme de pescadores,e note-se que estou a referir a mesma concessão,o que me leva supor que muitos destes pescadores tinham fugido da confusão de Pisões e evadindo o Cávado.
Melhores dias virão com certeza para lá voltar.
Algumas fotografias...