domingo, 8 de julho de 2012

3º dia sexta-feira Rios Anner e Duag


Depois das fortes emoções do dia anterior,já  só pensávamos em pescar novamente,apesar do tempo continuar a agravar-se.
Tínhamos delineado para este dia fazer uma visita a um outro rio-o Anner-também ele muito restrito,onde só os sócios pescam,igualmente com fortes mediadas de preservação e fiscalização pelos próprios sócios

Para pescar o troço de rio pretendido  é necessário ser membro da Fethard  &   Killusty Angling Club.
Depois de algumas trocas de impressões acerca do estado do rio com o Secretário do club lá rumamos ao rio mas com as referencias de um elevado caudal e difíceis probabilidades de pescar.

Chegamos já tarde ao rio,porque eu ainda não era sócio e perdemos algum tempo com a minha inscrição.



De facto o rio transbordava as margens e apresentava uma cor barrenta,baixando-nos o moral para pescar.Mais uma vez só as ninfas fariam sentido de ser utilizadas.
Pareceu-me um  troço muito bom e aberto,imaginava que alberga-se bons exemplares.

Fizemos cerca de 3 horas de rio sem que os resultados fossem animadores,apenas eu tinha cravado uma pequena truta com cerca de 10 cm.
O rio começava a descer a olhos vistos  e ponderamos esperar para ver se ainda fazíamos o final do dia.....tempo perdido....não valia a pena.
A chuva tinha abrandado.
Nos dias anteriores tínhamos visto um outro rio que atravessa a vila de Clogheen,penso que se chama Rio Duag,que nos pareceu ter condições de pesca...valia muito a pena experimentar.


Chegamos ao final da tarde  ainda com chuva miudinha mas as condições deste rio apresentavam já  uma cor castanho claro.


Primeiras ninfas e logo eu cravo uma boa truta,seguida de outra.....e mais algumas....António tinha subido um pouco mais a montante e eu não fazia a mínima ideia o que  se estava a passar pelo que resolvi ir ao seu encontro.
Qual não foi o meu espanto ao chegar quando vejo que ele tirava trutas seguidas à seca...passei para a tábua a seguir e comecei também eu a tirar trutas à seca....estavam a comer pequenas efémeras oliva(#20/22) por todo o lado...incrível como se davam eclusões de milhares de pequenas efémeras.
Passamos algumas 2 horas a realizar boas capturas,até que a chuva voltou em força obrigando-nos a abandonar o rio.


Vínhamos já  felizes com os excelentes monumentos passados quando decidimos abeiramos de uma nova entrada para o mesmo rio,mesmo ao cair da noite.
Mais um festival de trutas à seca,mas desta vez mais pequenas.


Ficou provado que na Irlanda uma manhã má pode ser sinónimo de uma tarde fabulosa...