quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Concessões de pesca proliferam

Quem estiver atento ao que se passa no site do ICNBF facilmente percebe que este foi recentemente renovado com novo grafismo,nova imagem e fácil leitura dos menus.
ICNF
Mas não foi esse o motivo principal deste post, mas sim o velho tema das concessões.
Estas nos últimos meses tem-se proliferado com atribuições,um pouco por todo o País,incluindo várias nos últimos meses dentro do PNPG.

E é precisamente por aí que mais me interessa divulgar ou  debater troca de impressões e ideias.

Desde à muito sei,por intermédio de responsáveis de ICNBF,que dentro da área geográfica do PNPG  a ideia principal passa por entregar a gestão dos Rios e Albufeiras às associações e clubes de caça e pesca mantendo assim fechados os restantes troços de rios fora das respectivas áreas concessionadas.Sei também que estas concessões são  incentivadas  e entregues,por parte do ICNBF-IP em processos já previamente estudados,a clubes de caça/pesca,quase sempre  sem grandes recursos económicos para suportar uma gestão adequada à manutenção dos recursos públicos a que lhes são confiados.

No meu ponto de vista e grande conhecedor do Parque(nasci no sopé  da Serra) esta será uma boa medida para controlo dos pescadores e regulação da pesca mas põem em causa e levanta várias questões.

O principal problema  passa pelo controlo de acesso aos pesqueiros por parte dos sócios dos respectivos Clubes aos restantes pescadores.
Um outro problema se nos depara é nomeadamente a dificuldade em obter as licenças diárias,uma vez que a maior  parte das  vezes os detentores das concessões não tem site ou telefone onde qualquer motor de busca possa ir buscar informação
Por outro lado,a falta de rigor no site do ICNBF-IP em não obrigar o concessionário a divulgar o contacto(e-mail/telefone) é uma das maiores dificuldades para quem quer obter informações sobre uma visita bem planeada.
A implementação dum  sistema on-line para obtenção de licenças é,na minha opinião,fundamental para um bom funcionamento e racionamento/equitação das licenças que poderá ser efectivamente sediado no próprio site do ICNB-IP.
 

Enfim,é urgente regulamentar a anarquia que subsiste na pesca à truta em Portugal onde,existem inúmeros recursos subaproveitados e sobretudo uma grande falta de mentalidade de grande parte dos pescadores actuais....
É tempo de todos nós nos unirmos para a boa gestão de uma pesca sustentada e tentar de uma vez por todos por Portugal na rota do turismo da pesca da truta....condições e rios não nos faltam.